Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14882
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 18-Mai-2021 |
Autor(es): | MENEZES, Rhômulo Oliveira |
Primeiro(a) Orientador(a): | SANTO, Adilson Oliveira do Espírito |
Primeiro(a) coorientador(a): | BRAGA, Roberta Modesto |
Título: | Modelagem matemática online: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | MENEZES, Rhômulo Oliveira. Modelagem matemática online: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas. Orientador: Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo. 2021. 185 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | A presente tese, intitulada “Modelagem Matemática Online: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicos” teve como objetivo investigar que/como interações apareceram entre estudantes, mediador e conteúdos matemáticos, durante o desenvolvimento síncrono de tarefas de Modelagem Matemática, em um ambiente virtual de aprendizagem online. Para alcançar este objetivo fiz parte da equipe que planejou, elaborou e efetivou o curso “Interações e Estratégias de Modelagem no ambiente VMTcG”, no segundo semestre de 2018. Os encontros síncronos no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra contou com a participação de graduandos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para esta tese foram selecionadas sessões de um grupo de estudantes, que mediei durante todo o curso. Os dados foram produzidos pelos graduandos no desenvolvimento das tarefas de Modelagem Matemática, no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, permitindo posterior acesso aos chats, às construções feitas no quadro branco e às construções feitas no GeoGebra, armazenadas no próprio ambiente. Para análise dos dados utilizei as quatro fases de análise de chats, sendo construído para a quarta fase um diagrama de análise de interações, com base nos conceitos teóricos poderes matemáticos, estratégias pedagógicas e temas matemáticos. Os resultados mostraram que tarefas de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma síncrona no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, foram profícuas para a manifestação de estratégias pedagógicas, poderes matemáticos e temas matemáticos. No entanto, essa manifestação esteve condicionada ao ecossistema de ensino e aprendizagem configurado, que no caso desta tese esteve atrelado às situações-problema propostas e abordadas pelas tarefas de Modelagem Matemática, às possibilidades permitidas pelo ambiente online escolhido para a investigação dessas situações-problema, e a condução adotada pelo mediador nos encaminhamentos da investigação. |
Abstract: | The present thesis entitled “Online Mathematical Modeling: mathematical themes natural powers and pedagogical strategies” aimed to investigate what / how interactions appeared between students mediator and mathematical content during the synchronous development of Mathematical Modeling tasks in a virtual learning environment online. To achieve this goal I was part of the team that planned, elaborated and carried out the course “Interactions and Modeling Strategies in the VMTcG environment” in the second half of 2018. The synchronous meetings in the Virtual Math Teams online environment with GeoGebra counted on the participation of students of the mathematics course at the Federal University of Pará and the Federal Rural University of Rio de Janeiro. For this thesis sessions were selected by a group of students that I mediated throughout the course. The data were produced by the students in the development of the Mathematical Modeling tasks in the Virtual Math Teams online environment with GeoGebra, allowing subsequent access to the chats constructions made on the whiteboard, and the constructions made in GeoGebra stored the environment itself. For data analysis I used the four phases of analysis of chats being built for the fourth phase an interaction analysis diagram based on the theoretical concepts of mathematical powers pedagogical strategies and mathematical themes. The results showed that Mathematical Modeling tasks developed synchronously in the Virtual Math Teams online environment with GeoGebra were useful for the manifestation of pedagogical strategies mathematical powers and mathematical themes however this manifestation was conditioned to the configured teaching and learning ecosystem, that in the case of this thesis the problem situations proposed and addressed by the Mathematical Modeling tasks were linked; the possibilities allowed by the online environment chosen to investigate these problem situations and the framework adopted by the mediator in conducting the investigation. |
Palavras-chave: | Tarefas de modelagem matemática Encontros síncronos Virtual Math Teams com GeoGebra Interações Poderes matemáticos Estratégias pedagógicas Temas matemáticos Mathematical modeling tasks Synchronous encounters Virtual Math Teams with GeoGebra Interactions Mathematical powers Pedagogical strategies Mathematical themes |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_ModelagemMatemáticaOnline.pdf | 5,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons