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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14992
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Autor(es): | COZZI, Andréa Lima de Souza |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria Municipal de Educação de Belém e Secretaria Estadual de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, CARLOS ALDEMIR FARIAS |
Título: | Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais |
Citar como: | COZZI, Andréa Lima de Souza. Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2021. 252 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14992. Acesso em:. |
Resumo: | Os saberes ambientais são construídos milenarmente a partir da observação e da experiência, passados de geração após geração pelas vozes. O exercício da escuta envolve a transposição do entendimento de outras formas de ver e explicar o mundo, expressas em práticas socioculturais dos humanos. As explicações para os fenômenos naturais vivenciados nas áreas rurais-ribeirinhas da Amazônia são elucidadas por conceitos formulados dentro da seara do imaginário, criações e representações, modos de dar significados às experiências cotidianas. O presente trabalho explora, a partir do amálgama das culturas amazônicas, essa zona difusa de interpretação em que o real e o imaginário se misturam. O tema de estudo construído apresenta-se por meio da seguinte pergunta: Como são tecidos os saberes ambientais enredados com o imaginário mítico expresso na voz do contador de histórias e como circulam na região insular de Belém? A hipótese construída diz da existência de significâncias nos saberes ambientais construídos e reconstruídos por meio do imaginário, contidos nas narrativas orais amazônicas evocadas a partir das memórias dos narradores, o que denominei de econarrativas. Os caminhos metodológicos aportam na abordagem qualitativa, etnográfica, por meio de entrevista narrativa, photovoice, diário de campo, caderno de atividades e oficinas. A tese se desenvolve em três partes: Portal - Memórias de quintal desvela minhas experiências significativas nos estágios da infância, vida profissional e acadêmica com a oralidade e o cuidado com o meio ambiente, enfocando como eles se entrelaçam e determinam a temática da pesquisa. O quintal como espaço da liberdade, do aprendizado e do pertencimento. O portal chama-se Memórias do mundo e apresenta os movimentos do ensinar e aprender a partir dos conhecimentos construídos pela humanidade, a contextualização do pensamento científico ocidental e a transição da vertente diurna para a noturna trazida por Bachelard. Apresenta as configurações do imaginário amazônico numa relação com as narrativas orais e os saberes ambientais que circulam na região insular de Belém, bem como os caminhos percorridos para tornar possível a pesquisa na perspectiva metodológica. Por fim, o portal intitulado de Memórias de rio e floresta nos conta sobre o encontro com o contador tradicional da ilha do Murutucu, Mestre Simeão, e as narrativas orais contadas em suas performances que falam do cuidado com o meio ambiente, das quais despontam a Zeladora, a Mãe d’Água e a Curupira, articulando com os saberes ambientais presentes no repertório das narrativas do contador de histórias das Ilhas. Na conclusão, apresento os resultados alcançados durante a pesquisa, além das contribuições que os passos dados na experiência vivida trouxeram como proposições de ampliação dos diálogos no ensino de Ciências nos anos iniciais no que diz respeito aos saberes ambientais contidos nas econarrativas. |
Abstract: | Environmental knowledge is built millennially from observation and experience, passed on from generation to generation through voices. The exercise of listening involves the transposition of understanding of other ways of seeing and explaining the world, expressed in human socio-cultural practices. The explanations for the natural phenomena experienced in the rural-riparian areas of the Amazon are elucidated by concepts formulated within the realm of the imaginary, creations, and representations, ways of giving meaning to everyday experiences. The present work explores, from the amalgam of Amazonian cultures, this diffuse zone of interpretation in which the real and the imaginary blend together. The study subject is presented through the following question: How is the environmental knowledge entangled with the mythical imaginary expressed in the voice of the storyteller and how does it circulate in the insular region of Belém? The hypothesis relates to the existence of significance in the environmental knowledge constructed and reconstructed through the imaginary, contained in Amazonian oral narratives evoked from the narrators’ memories, which I called econarratives. The methodological paths are based on the qualitative, ethnographic approach, by means of narrative interviews, photovoice, field diary, activity notebook, and workshops. The thesis is developed in three parts: Portal - Backyard Memories unveils my significant experiences in childhood, professional and academic life with orality and environmental care, focusing on how they intertwine and determine the research theme. The backyard as a space of freedom, learning, and belonging. The portal is called Memories of the World and presents the movements of teaching and learning based on the knowledge built by mankind, the contextualization of western scientific thought, and the transition from the diurnal to the nocturnal aspects brought by Bachelard. It presents the configurations of the Amazonian imaginary in a relationship with oral narratives and the environmental knowledge that circulates in the insular region of Belém, as well as the paths taken to make the research possible in the methodological perspective. Finally, the portal entitled Memories of River and Forest tells us about the encounter with the traditional storyteller from the Murutucu island, Master Simeão, and the oral narratives told in his performances that speak of the care for the environment, of which the Caretaker, the Mãe d’Água (Mother of Water), and the Curupira (a mythological creature of Brazilian folklore) stand out, articulating with the environmental knowledge present in the repertoire of the Island storyteller’s narratives. In the conclusion, I present the results achieved during the research, as well as the contributions that the steps taken in the experience brought as propositions to expand the dialogues in science teaching in the early years regarding the environmental knowledge contained in econarratives. |
Resumen: | El conocimiento medioambiental se construye milenariamente a partir de la observación y la experiencia, y se transmite de generación en generación a través de las voces. El ejercicio de la escucha implica la transposición de la comprensión de otras formas de ver y explicar el mundo, expresadas en las prácticas socioculturales de los seres humanos. Las explicaciones de los fenómenos naturales vividos en las zonas rurales de la Amazonia se dilucidan mediante conceptos formulados en el ámbito de lo imaginario, creaciones y representaciones, formas de dar sentido a las experiencias cotidianas. Lo presente trabajo explora, a partir de la amalgama de culturas amazónicas, esta difusa zona de interpretación en la que se mezclan lo real y lo imaginario. El tema de estudio se presenta a través de la siguiente pregunta: ¿Cómo se enreda el conocimiento ambiental con el imaginario mítico expresado en la voz del narrador y cómo circula en la región insular de Belém? La hipótesis construida habla de la existencia de significados en el conocimiento ambiental construido y reconstruido a través del imaginario, contenido en las narraciones orales amazónicas evocadas a partir de la memoria de los narradores, a las que llamé econarrativas. Las vías metodológicas se apoyan en el enfoque cualitativo, etnográfico, mediante entrevistas narrativas, photovoice, diario de campo, cuaderno de actividades y talleres. La tesis se desarrolla en tres partes: Portal - Recuerdos del patio trasero desvela mis experiencias significativas en la infancia, la vida profesional y académica con la oralidad y el cuidado del medio ambiente, centrándose en cómo se entrelazan y determinan el tema de la investigación. El patio como espacio de libertad, aprendizaje y pertenencia. El portal se llama Memorias del Mundo y presenta los movimientos del enseñar y aprender a partir del conocimiento construido por la humanidad, la contextualización del pensamiento científico occidental y la transición del aspecto diurno al nocturno aportada por Bachelard. Presenta las configuraciones del imaginario amazónico en relación con las narrativas orales y los conocimientos ambientales que circulan en la región insular de Belém, así como los caminos recorridos para hacer posible la investigación en la perspectiva metodológica. Por último, el portal titulado Memorias del río y de la selva nos habla del encuentro con el cuentacuentos tradicional de la isla de Murutucu, Mestre Simeão, y de las narraciones orales contadas en sus actuaciones que hablan del cuidado del medio ambiente, de las que destacan el Cuidador, la Mãe d’Água (Madre del Agua) y la Curupira (una criatura mitológica del folclore brasileño), que se articulan con el conocimiento medioambiental presente en el repertorio de las narraciones del cuentacuentos de la Isla. En la conclusión, presento los resultados alcanzados durante la investigación, además de los aportes que los pasos dados en la experiencia trajeron como propuestas para la ampliación de los diálogos en la enseñanza de Ciencias en los primeros años en relación al conocimiento ambiental contenido en las econarrativas. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Saberes ambientais Narrativas orais Contadores de histórias Escuela primaria Conocimientos ambientales Relatos orales Cuentacuentos Elementary school Environmental knowledge Oral narratives Storytellers |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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