Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14994
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 21-Mai-2021 |
Autor(es): | MELO, Veruschka Silva Santos |
Afiliação do(s) Autor(es): | SECTEC/PA - Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica |
Primeiro(a) Orientador(a): | CONTENTE, Ariadne da Costa Peres |
Título: | Caminhando entre saberes docentes na ilha de fora: a tradição, o científico e a experiência |
Citar como: | MELO, Veruschka Silva Santos. Caminhando entre saberes docentes na ilha de fora: a tradição, o científico e a experiência. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres Contente. 2021. 169 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14994. Acesso em:. |
Resumo: | Esta é uma pesquisa-formação, de natureza qualitativa em que trabalho a formação continuada em um contexto sociobiodiverso, na localidade chamada Ilha de Fora, situado no município de Curuçá. Tive por objetivo construir, a partir dos espaços não formais de ensino, um diálogo entre os saberes científicos da tradição e da experiência. Assim, quem me acompanha nesta pesquisa, são três professoras dos anos iniciais da Educação Básica que nasceram e trabalham no local em que ocorreu a pesquisa. Destaco esses dois critérios de seleção das interlocutoras: origem e atuação em suas respectivas comunidades por entender que esses dois pontos são fundamentais para que essas professoras conheçam sua comunidade, em seus diversos aspectos (social, econômico, cultural, educacional, entre outros) e atuem como professoras nas suas comunidades, pois elas, a meu ver, terão mais facilidade para conectar os saberes que busco nesta pesquisa. Para realizar o estudo me apropriei da narrativa (auto)biográfica e desenvolvi um design de formação por meio da pesquisa-formação, utilizando os textos de campo, tais como: entrevista semiestruturada (gravadas em áudio); gravações em áudio das narrativas das professoras durante as aulas de ciências nos espaços não formais (individuais e coletivas), diário de campo (pesquisadora e das professoras), além das minhas intervenções, que denomino como Formação continuada entre saberes: a tradição, o científico e a experiência. De posse das transcrições dos áudios e da entrevista, construo meus três eixos de análises denominados, i) “Caminhando com... Ser-se reflexivo para tomar consciência do ensino de Ciências que realizo em Ilha de Fora”. ii) “Caminhando por... Práticas de ensino de Ciências em espaços não formais, avistando novas práticas, conectando novos saberes” e iii) “Caminhando para... Uma formação no espaço não formal em que haja simbiose entre saber científico, da tradição e da experiência”. Por meio desta tecitura vislumbro pontos formativos que possibilitam aulas de ciências em espaços não formais de ensino singulares. São elas: “uma formação para a complementaridade: aulas de ciências em espaços não formais em simbiose” e “Aprendizagens colaborativas interdisciplinares”. Também trago, ao final deste texto, um produto construído a partir dessa tese. Este produto vem com o intuito de ofertar a professores e futuros professores um norte para suas práticas pedagógicas em espaços não formais de ensino, em que os saberes da tradição, do científico e da experiência se complementem. |
Abstract: | This is a research-training, of a qualitative nature, in which I work on continuing education in a socio-biodiverse context, in the locality called Ilha de Fora, located in the municipality of Curuçá. My goal was to build, based on non-formal teaching spaces, a dialogue between the scientific knowledge of tradition and experience. So, who accompanies me in this research are three teachers from the initial years of Basic Education who were born and work in the place where the research took place. I highlight these two criteria for the interlocutor’s selection: origin and performance in their respective communities because they understand that these two points are fundamental for these teachers to know their community, in its various aspects (social, economic, cultural, educational, among others) and act as teachers in their communities, because they, in my view, will have more facility to connect the knowledge that I seek in this research. In order to carry out this research I appropriated the (self)biographical narrative and developed a training design through research-training by using field texts such as: semi-structured interview (audio-recorded); audio recordings of teachers’ narratives during science classes in non-formal (individual and collective) spaces, field diary (researcher and teachers’), in addition to my interventions, which I call continued Education among knowledge: tradition, science and experience. In possession of the transcripts of the audios and the interview, I construct my three axes of analysis called, i) “Walking with... Being reflective to become aware of the Science teaching I do in Ilha de Fora”. ii) “Walking through... Science teaching practices in non-formal spaces, spotting new practices, connecting new knowledge” and iii) “Walking towards... A formation in the non-formal space in which there is symbiosis between scientific knowledge, tradition and experience”. Through this weaving I glimpse formative points that enable science classes in unique non-formal teaching spaces. They are: “training for complementarity: science classes in non-formal spaces in symbiosis” and “Interdisciplinary collaborative learning”. I also bring, at the end of this text, a product built from this thesis, this product comes with the aim of offering teachers and future teachers a guide for their pedagogical practices in non-formal teaching spaces in which the knowledge of tradition, scientific and experience complement each other. |
Palavras-chave: | Formação docente Espaços não formais de ensino Pesquisa-formação Saberes científicos Saberes da tradição e ensino de ciências Teacher training Non-formal teaching spaces Research-training Scientific knowledge and tradition knowledge and science teaching |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_CaminhandoSaberesDocentes.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons