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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15375
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Out-2021 |
Autor(es): | GUEIROS, Karla Cristina Fontelles |
Primeiro(a) Orientador(a): | PERES, Ariadne da Costa |
Título: | Sobre besouros e borboletas: os sentidos, os significados e o ensino de ciências |
Citar como: | GUEIROS, Karla Cristina Fontelles. Sobre besouros e borboletas: os sentidos, os significados e o ensino de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15375. Acesso em:. |
Resumo: | Pensar no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se faz necessário uma vez que as crianças oficializam na escola o contato com os conceitos científicos por meio da mediação do professor. Para o professor cabe ainda, o desafio de criar entre seus alunos, uma perspectiva crítica sobre a cultura científica no processo de construção do conhecimento, negociando os significados construídos pelos alunos quando envolvidos ativamente em situações de ensino em ciências. Muitas pesquisas apontam que a escola e o ensino de ciências ainda vêm caminhando na direção oposta, desconsiderando características próprias do fazer cientifico e o potencial investigativo e criativo da criança, perpetuando um ensino arcaico e experimental que não reconhece a dialética envolvida na construção do conhecimento. Nesse contexto, imbuída pelo desejo de fazer ciência na escola junto com o grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental e trazendo na trajetória profissional traços que me distanciam de uma visão empobrecida e linear do conhecimento, somados a uma enorme curiosidade pelo mundo natural, cheguei ao seguinte problema de pesquisa: Em que termos eu professora dos anos iniciais em conjunto com uma turma do 1º ano ao realizarmos atividades de pesquisa sobre os bichos de jardim, ao refletirmos sobre os sentidos e significados, expressamos nossos conhecimentos científicos? Diante dessa questão, o seguinte objetivo foi estabelecido e direciona meu olhar durante a pesquisa: investigar a minha prática docente no primeiro ano do Ensino Fundamental, por meio da realização de pesquisa em sala de aula, como possibilidade de produzir conhecimento científico junto com meus alunos colaborando com a alfabetização científica e permitindo a elaboração de um produto educacional capaz de auxiliar como referência à prática de outros docentes. Recorri ao enfoque teórico-metodológico da pesquisa narrativa para unir os fragmentos narrativos desde a minha formação até o suporte a rede de significados e sentidos expressados pelos alunos quando envolvidos em situações de aprendizagem, tornando textos de campo em textos de pesquisa. Os dados, únicos e singulares foram construídos em sala de aula no desenvolvimento da pesquisa em sala, onde estudamos os Bichos de Jardim, com uma turma de 15 alunos. Para registro dos dados foi utilizado um diário narrativo, gravações em áudio, atividades, desenhos e fotos extraídos da prática de sala de aula, selecionando episódios de aula mais significativos no que diz respeito a interpretação dos significados. Como resultado do processo, destaco a construção de conhecimentos científicos transpostos em conhecimento escolar, por meio de uma rede de significados que dão sentido a realidade estudada, observei a ampliação de conceitos espontâneos, o desenvolvimento de uma postura investigativa, aquisição de um vocabulário científico e prazer pelas atividades em grupo. Dentro desse contexto, envolvida pelo prazer de ensinar ciências, fazendo ciência, discuto os desafios da educação científica na escola, a valorização da criança como sujeito da sua aprendizagem, capaz de fazer ciência, apoiada nas teorias de Piaget e Vygotsky. Converso também com outros autores que destacam a importância da alfabetização científica e descartam a crença de que a criança não tem maturidade e abstração necessária para produzir conhecimento. Nesses termos defendo a importância do ensino contextualizado e baseado em uma metodologia ativa e de exploração do ambiente não com o objetivo de oferece respostas mas sobretudo gerar a curiosidade, a indagação e o interesse pela ciência por meio da pesquisa em sala. |
Abstract: | Reflecting about science teaching in the early years of elementary school is imperative, considering children formalize, at this school stage, and mediated by the teacher the contact with scientific concepts. Still under the teacher’s responsibility, is the challenge of creating a critical perspective concerning scientific culture among their students throughout the process of knowledge construction, negotiating the meanings conceived by students when actively involved in teaching situations within the scope of science. Many studies demonstrate the school and science education are still moving in the opposite direction, ignoring the characteristics of scientific work and the child's investigative and creative potential, thus, perpetuating an archaic and experimental teaching that does not recognize the dialectic process involved in the construction of knowledge. In this context, committed to the desire to produce science together with the group of first-year elementary school students and bringing in my professional trajectory traits that distance me from an impoverished and linear view of knowledge, added to an enormous curiosity for the natural world, I come to the research problem: In what terms, as a teacher of the initial years, along with a group of students attending the 1st year, express our scientific knowledge while carrying out research activities on garden animals and reflecting on the senses and meanings ? Faced with this question, the following research purpose has been established and directs my focus: to investigate my own teaching practice in the first year of Elementary School, by means of classroom research, as a possibility to produce scientific knowledge along with my students, fostering scientific literacy and allowing the development of an educational product capable of helping other teachers as a reference material. I resorted to the theoretical-methodological approach of narrative research to put together the narrative fragments emerged since my teaching development period until the phase of support to the construction of meanings and senses by students when involved in learning situations, turning field texts into research texts. The data, unique and singular, were built in classroom research development context, when studying garden animals with a class of 15 students. To record the data, a narrative diary, audio recordings, activities, drawings and photos extracted from the classroom practice were used, selecting the most significant class episodes with regard to the interpretation of meanings. As a result of the process, I highlight the construction of scientific knowledge transposed into school knowledge, through a network of meanings that give sense to the reality studied, I observed the expansion of spontaneous concepts, the development of an investigative posture, the acquisition of a scientific vocabulary and enjoyment of group activities. Within this context, immersed in the pleasure of teaching and producing science, I discuss the challenges of this school discipline in school ambience, the child empowerment as a subject of their own learning, capable of producing science, supported by the theories of Piaget and Vygotsky. I also dialog with other authors who highlight the importance of scientific literacy and discard the belief that children do not have the necessary maturity and abstraction to produce knowledge. In these terms, I advocate the importance of contextualized teaching, based on an active methodology and exploration of the environment, not with the objective of offering answers but above all, with the purpose of generating curiosity, stimulating questioning and interest in science through classroom research. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Pesquisa em sala Alfabetização científica Science teaching Classroom research Scientific literacy |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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