Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15513
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 24-Mai-2021 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Antônio Jefferson Paiva |
Afiliação do(s) Autor(es): | EMEFS - Escola Municipal de Ensino Fundamental São José |
Primeiro(a) Orientador(a): | NUNES, Francivaldo Alves |
Título: | A escola e a terra: ensino de História e Educação em situações de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará |
Citar como: | OLIVEIRA, Antônio Jefferson Paiva. A escola e a terra: ensino de História e Educação em situações de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15513. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação propõe analisar as práticas pedagógicas utilizadas sobre o Ensino de História na escola José Valmeristo com o objetivo de analisar as ações históricas voltadas para os alunos das séries iniciais na escola José Valmeristo. Nesse sentido será apresentado um método de ensino de história para esses alunos. Será realizada a operação historiográfica combinando um lugar social onde as práticas que se relacionam ao método e a escrita. Os objetivos alcançados deram-se de forma presencial no assentamento e na escola, entrevistando professores e alunos, para a compreensão das lacunas existentes, sobre o Ensino de História na referida escola. Aqui se abordam a memória e a consciência histórica desses alunos, como pontos investigativos se eles possuem um determinado conhecimento, sobre a história local das terras em que eles vivem. Partindo de pressupostos teóricos e metodológicos que dialogam sobre o tema. Sobre a consciência histórica serão abordados autores que dialogam com o tema. É relevante a abordagem da ocupação das terras da fazenda cambará porque esse território está ligado a um passado de conflitos e envolve um personagem muito emblemático na região nordeste do Pará, que é o gatilheiro Quintino Lira. Através dessas análises, é possível a confecção de um produto didático para a aplicação e também como um suporte pedagógico a ser aplicado pelos professores na escola na escola José Valmeristo. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the pedagogical practices used in the Teaching of History at José Valmeristo school with the aim of analyzing the historical actions aimed at early grade students at José Valmeristo school. In this sense, a method of teaching history will be presented to these students. The historiographic operation will be carried out combining a social place where practices that relate to method and writing. The achieved objectives took place in person at the settlement and at the school, interviewing teachers and students, in order to understand the existing gaps, about the Teaching of History in that school. Here, the memory and historical awareness of these students are approached, as investigative points if they have a certain knowledge about the local history of the lands in which they live. Based on theoretical and methodological assumptions that dialogue on the subject. Authors who dialogue with the theme will be approached about historical consciousness. The approach to the occupation of the lands of the Cambará farm is relevant because this territory is linked to a past of conflicts and involves a very emblematic character in the northeast region of Pará, the triggerman Quintino Lira. Through these analyses, it is possible to make a didactic product for application and also as a pedagogical support to be applied by teachers in the school at José Valmeristo school. |
Palavras-chave: | Ensino de História Conflitos agrários Educação no Campo Nordeste do Pará Memória History teaching Agrarian conflicts Education in the Field Northeast of Pará Memory |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EscolaTerraEnsino.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons