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Tipo: Tese
Data do documento: 24-Nov-2022
Autor(es): CASTELO, Caroline de Cássia Sousa
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Ana Flávia de Mello
Título: Poéticas paridas: a dança como política de aparecimento
Citar como: CASTELO, Caroline de Cássia Sousa. Poética paridas: a dança como política de aparecimento. 2022. 145 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências das Artes. Programa de Pós-graduação em Artes, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15537. Acesso em:.
Resumo: Esta tese-memorial, dividida em uma série poética, teve como objetivo compreender a dança como uma política de aparecimento a partir dos processos de criação dialético (tese, antítese e síntese): Cinderela (2018), Nas Brenhas (2020) e Subterrânea (2021). Os dois primeiros partos foram poéticas paridas das histórias de vida do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, uma associação precursora na militância dos direitos humanos das prostitutas no Brasil, que atua desde 1990. Revela narrativas sobre amor, maternidade, violência, militância, trabalho, sobre orgasmos e desprazeres dentro do meretrício. Subterrânea (2021), por sua vez, é uma narrativa pessoal atravessada pelo meu desencontro com a maternidade, onde discuto a potência de uma dança abortada, descamada e petrificada. Os processos de criação transam com as perspectivas metodológicas de Ferreira (2012) e Speck (2016), assumo-me uma habitante-criadora (FERREIRA, 2012) em caminhabilidade (SPECK, 2016), embrenhando-me pelas ruas do bairro da Campina, conhecendo e me reconhecendo enquanto criadora de vida/dança com a rua, encontrando nas esquinas e encruzilhadas autores como Judith Butler (2018), André Lepecki (2011), Di Monteiro (2018), Bia Medeiros e Natasha de Albuquerque (2016), Thereza Rocha e Márcia Tiburi (2012), Juliana Moraes (2013), entre tanto outros que me ajudaram a pensar a dança com a rua e como política de aparecimento. Embrenhar-se também é entranhar-se pelos úteros, pelo íntimo, pelos segredos da vida de quem ali habita, de processos que se criam na ânsia do vivido, movidos em “fazê-lo aparecer”
Abstract: This memorial thesis, divided into a poetic-series, aimed to understand dance as a policy of appearance from the processes of dialectical creation (thesis, antithesis and synthesis): Cinderela (2018), Nas Brenhas (2020) and Subterrânea ( 2021). The first two deliveries were poetic births from the life stories of the Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, a pioneer association in the human rights militancy of prostitutes in Brazil, which has been active since 1990. The creation of the works : Cinderela, Nas Brenhas and Subterrânea reveal narratives about Love, motherhood, violence, militancy, work, about orgasms and displeasures within the prostitute. Through the metodological paths and veins. I assume myself as a creator- intabitant (FERREIRA, 2012) in walkability (SPECK, 2013), immersing myself as a creator of life/dance with the street, finding on street corners and crossoroads authors such a Judith Butler (2018), André Lepecki (2012), Di Monteiro (2016), Bia Medeiros e Natasha de Albuquerque (2016), Thereza Rocha e Márcia Tiburi (2012), Juliana Moraes (2013), among so many others Who helped me to think of the street and dance as a policy of apperance of a disappearing people. To immerse yourself is also to immerse yourself in the uterus, in the intimate, in th secrets of the lives os those Who live there, of processes thar are created in the anxiety of what is lived, moved to “make it appear”
Palavras-chave: Dança - Pará
Dança Contemporânea
Política
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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