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dc.creatorOLIVEIRA JÚNIOR, Edyr Batista de-
dc.date.accessioned2013-06-25T13:53:15Z-
dc.date.available2013-06-25T13:53:15Z-
dc.date.issued2012-10-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Edyr Batista de. Masculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Antropologia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4033-
dc.description.abstractI tried to analyze the perceptions of subjects about the way of being and thinking the metrosexual character from Brazilian soap operas. The use of characters from this kind of program for research was important because soap operas are productions that contribute to the viewing of behaviors and dissemination of the "new", besides having great input in Brazilian homes. Because of this, I conducted sixteen interviews with five women and eleven men, all residing in Belém, Pará, undergraduate or graduated in order to show how these people see the male characters that are presented on electronic serials and if they perceive metrosexual characters or with metrosexual characteristics in Brazilian soap operas. I also investigated what some operators of communication - writers, authors, actors and academic writers who study Brazilian soap operas – think about the relation of the male audience with this type of program, through interviews they gave to some media and / or academic papers they wrote. Moreover, I discussed the construction of the metrosexual and the current association of this male type with homosexuality. Thus, I approached the comprehension of my interlocutors on three characters which I focused in my interviews: Narciso (Vladimir Brichta), from Belíssima (2005), Thomas (Leonardo Miggiorin) from Cobras e Lagartos (2006) and Carlos (Carlos Casagrande), from Viver a Vida (2009), verifying the characteristics that make men represented in these roles recognized or not as vain. It will be possible to see that the idea of a male type unconcerned about what he wears, who uses soap to wash his hair not to spend much time with shampoos and conditioners, for example, has lost ground in the contemporary scene, once men, more and more, externalize their vanity, contributing to the "manufacture" of beautiful and desired bodies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectBelém - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectMetrossexualpt_BR
dc.subjectAparência físicapt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectComportamento masculinopt_BR
dc.titleMasculinidades em cena: o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelaspt_BR
dc.title.alternativeMasculinities on spot: the mode of being and thinking the metrosexual character from the Brazilian soap operaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO-
dc.contributor.advisor1CANCELA, Cristina Donza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393402118322730-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5591547165482729-
dc.description.resumoProcurei analisar as percepções dos sujeitos sobre o modo de ser e de pensar o metrossexual a partir das telenovelas. O uso de personagens desse programa para a investigação foi importante, pois as telenovelas são produções que contribuem para a visualização de comportamentos e divulgação do “novo”, além de possuir grande entrada nos lares brasileiros. Por conta disso, realizei dezesseis entrevistas com cinco mulheres e onze homens, todos residentes em Belém do Pará, universitários ou formados em diferentes cursos, com a finalidade de mostrar como essas pessoas veem os personagens masculinos que são veiculados nos folhetins eletrônicos e se elas percebem personagens metrossexuais ou com características metrossexuais nas telenovelas. Investiguei, ainda, o que pensam alguns operadores da comunicação – escritores, autores, atores e acadêmicos que estudam o tema telenovelas – sobre a relação do público masculino com esse tipo de programação, por meio de entrevistas que eles concederam a algum meio de comunicação e/ou trabalhos acadêmicos dos mesmos. Além disso, discuti a construção do corpo do metrossexual e a corrente associação que se faz desse tipo masculino com a homossexualidade. Destarte, abordei as compreensões dos/as meus/minhas interlocutores/as sobre três personagens que utilizei em minhas entrevistas: Narciso (Vladimir Brichta), de Belíssima (2005), Tomás (Leonardo Miggiorin), de Cobras e Lagartos (2006) e Carlos (Carlos Casagrande), de Viver a Vida (2009), verificando as características que fazem os homens representados nesses papéis serem ou não reconhecidos como vaidosos. Ver-se-á que a ideia de um masculino despreocupado com o que veste, que passa sabonete nos cabelos para não gastar muito tempo na hora do banho com xampus e condicionadores, por exemplo, tem perdido espaço na cena contemporânea, pois os homens, a cada dia, externalizam, mais e mais, sua vaidade, contribuindo para a “fabricação” de corpos belos e desejados.-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia-
Appears in Collections:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

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