Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/4255
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Dez-2006
Autor(es): PRADO, Francisca Ramos
Primeiro(a) Orientador(a): RICCI, Magda Maria de Oliveira
Título: O Mito da cidade provisória: natureza, migração e conflito social em Tailândia (1977-2000)
Citar como: PRADO, Francisca Ramos. O Mito da cidade provisória: natureza, migração e conflito social em Tailândia (1977-2000). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
Resumo: Esta dissertação analisa a ideia da provisoriedade associada ao contexto da criação da cidade de Tailândia (nordeste do Pará) entre os anos de 1977 e 2000. O foco central é a construção da imagem desta cidade como um local violento e as contribuições do fluxo migratório para a construção da identidade e memória local. Este estudo analisa a política pública de ocupação deste espaço e as experiências e lutas dos moradores para estabelecer uma nova cidade, dentro de um processo de apagamento das vivências antigas. No contexto da ditadura militar e no universo dos Planos de Desenvolvimento e grandes projetos para a Amazônia, esta dissertação procura revelar outros sujeitos e suas narrativas, dando-lhe uma nova roupagem na medida em que se entrelaçam o rural e o urbano, constantemente alterados pelas relações que se processam nesse contexto, nos possibilitando entendê-lo pelo amplo viés da história social. Este tipo de problema não é puramente da cidade de Tailândia, mas se faz perceber em toda a Amazônia contemporânea e encontra paralelos em outros lugares, com outros sujeitos e outras vivências. No entanto, todo este universo ainda se constitui como uma história marginal, ainda pouco desvendada.
Abstract: This dissertation discusses the provisory idea associated by the foundation of the Tailândia city (northeast of Pará), 1977-2000. Its main focus is the city image as a violent place and its contributions of the migratory flow for the construction of the identity and local memory. In the context of the military dictatorship in Brazil, this study analyzes the public’s occupations politics and the in habitant’s experiences to establish a new city inside a loss the old traditions. This problem is not purely of the Tailândia city, but if it makes to perceive in all the contemporary Amazônia and it finds parallels in other places, with other citizens and theirs experiences. However, this entire universe still consists as a little history, still little unmasked.
Palavras-chave: Migração
Ditadura Militar
Plano de desenvolvimento
Violência rural
História social
Tailândia - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MitoCidadeProvisoria.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons