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dc.creatorHAGE, Salomão Antônio Mufarrej-
dc.date.accessioned2015-05-12T15:39:29Z-
dc.date.available2015-05-12T15:39:29Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationHAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, out./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01165.pdf>. Acesso em: 08 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531>.pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6658-
dc.description.abstractThe article analyzes the reality of rural public schools by including their particularities in the broader challenges facing the popular social movements of rural areas. These social movements seek to ensure the right to universal Basic Education with socially relevant quality and affirmative of the sociocultural and territorial diversity that constitute the rural areas in Brazil. It shares the results of studies carried out by the Group of Study and Research in Rural Education in the Amazon - GEPERUAZ, that investigates the reality of rural schools with multigrade classes, considering the paradox between disrepair and precariousness that to a large extent characterize the conditions of existence of these schools and the creative actions taken by teachers and students in school daily life that defy the adverse conditions experienced therein. It indicates references to the transgression of the urban grading teaching paradigm, currently hegemonic in these schools.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscola multisseriadapt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.titleTransgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campopt_BR
dc.title.alternativeTransgression of the (multi)Grading Paradigm as a reference for the construction of the Rural Public Schoolpt_BR
dc.title.alternativeTransgression du Paradigme des classes multi-niveaux comme référence pour la construction de l'École Publique en Zone Ruralept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a realidade das escolas públicas do campo, inserindo suas particularidades nos desafios mais abrangentes que enfrentam os movimentos sociais populares do campo para assegurar o direito à universalização da Educação Básica, com qualidade socialmente referenciada e afirmativa da diversidade sociocultural e territorial que constitui o campo no Brasil. Ele socializa os resultados dos estudos realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) sobre a realidade das escolas rurais com turmas multisseriadas, considerando o paradoxo existente entre o abandono e a precarização que caracteriza em grande medida as condições de existência dessas escolas e as ações criativas realizadas pelos professores e estudantes no cotidiano escolar, que desafiam as condições adversas nelas vivenciadas, indicando referências para a transgressão do paradigma seriado urbano de ensino atualmente hegemônico nessas escolas.pt_BR
dc.description.resumeL'article analyse la réalité des écoles publiques en Zone Rurale, en mettant leurs particularités dans les défis le plus englobant face aux mouvements sociaux populaires pour assurer le droit à l'universalisation de l'Éducation Basique, avec de la qualité socialement référenciée et affirmative de la diversité socio-culturelle et territoriale qui constitue la réalité au Brésil. Il socialise les résultats des études réalisées par le Groupe d'Étude et de Recherche en Éducation de Zone Rurale en Amazonie (Geperuaz) sur la réalité des écoles agricoles avec des classes multi-niveaux, en considérant le paradoxe existant entre l'abandon et la précarisation qui caractérise dans une large mesure les conditions d'existence de ces écoles et les actions créatives réalisées par les enseignants et les apprenants dans le quotidien scolaire, qui défient les conditions défavorables vécues intensément, en indiquant des références pour la transgression du paradigme urbain des classes multi-niveaux d'enseignement actuellement hégémonique dans ces écoles.-
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