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dc.creatorMALHEIROS, Rogério Guimarães-
dc.creatorROCHA, Genylton Odilon Rêgo da-
dc.date.accessioned2016-03-17T11:58:21Z-
dc.date.available2016-03-17T11:58:21Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationMALHEIROS, Rogério Guimarães; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1009-1032, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1009.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206311>.pt_BR
dc.identifier.issn1809-449X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7153-
dc.description.abstractThis article aims to analyze historical aspects of political, ideological and conceptual issues that were present in the discussions concerning French National Education in the late eighteenth century, emphasizing the proposals of Rapport of Condorcet in 1792, as the basis of this kind of debate during the revolutionary process in France. We focused, therefore, on analyzing the discursive privileges of these proposals and the events arising from it that resulted in even more new proposals, including those of Romme, Robespierre, Lepelletier and Lakanal. This is an approach that gives us the understanding of the modern basis of the debate on public education that was configured in the nineteenth century. This competition of ideas among French people was configured as the great theoretical legacy for modern education systems, including the Brazilian. We concluded also that the education defended in France was permeated by the ideals of reason, moral and scientism.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectSéculo XVIIIpt_BR
dc.subjectRapport - Projeto de organização da instrução nacional francesapt_BR
dc.subjectCondorcet, Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de, 1743-1794-
dc.subjectFrança - País-
dc.titleO debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe french debate about public education and its development in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeEl debate francés sobre la educación pública y su desarrollo en Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo tiene como objetivo analizar los aspectos históricos de las cuestiones políticas, ideológicas y conceptuales que se encontraban presentes en las discusiones relativas a la educación nacional de Francia a finales del siglo XVIII. Destacamos las propuestas de Condorcet en su Rapport (1792), como la base de este tipo de debate durante el proceso revolucionario en dicho país. Analicemos los privilegios discursivas de dicha propuesta y el evento levantado de ella, como resultado incluso en las nuevas propuestas, incluidas las de Romme, Robespierre, Lepelletier y Lakanal. Este es un enfoque que nos proporciona un punto de vista de base moderna con relación al debate sobre la educación pública que se configuró en el siglo XIX. Dicho intercambio de ideas entre los franceses se considera el gran legado teórico de los sistemas educativos modernos, como el brasileño. Concluimos, también, que la educación que se defendió en Francia fue permeada por los ideales de la razón, la moral y el cientificismo.pt_BR
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