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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jun-2012
Autor(es): ANDRADE, Valéria Frota de
Primeiro(a) Orientador(a): PACHECO, Agenor Sarraf
Primeiro(a) coorientador(a): AMORIM, Ana Karine Jansen de
Título: Com a cara lavada e a mala nas costas: memórias e identidades na trajetória do Usina Comteporânea do Teatro (1989-2011)
Citar como: ANDRADE, Valéria Frota de. Com a cara lavada e a mala nas costas: memórias e identidades na trajetória do Usina Contemporânea do Teatro (1989 – 2011). Orientador: Agenor Sarraf Pacheco. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7714. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação aborda a trajetória do grupo Usina Contemporânea de Teatro, criado em Belém do Pará em 1989, e que até hoje ainda desponta como um dos mais atuantes da cena teatral paraense. Com origem no movimento político estudantil, o grupo ocupou as ruas e centros comunitários, agregando, posteriormente, outras linhas de trabalho, como o teatro de animação e o teatro multimídia, em um contínuo processo de coautoria. A partir dos depoimentos de alguns dos seus fundadores, e dos mais diversos documentos impressos e imagéticos, a pesquisa explora a memória como possibilidade de reconstituir e atualizar vivências passadas, traduzindo aspectos de identidade do grupo sob a perspectiva metodológica da História Oral e da Análise de Documentos Escritos e Visuais. Tópicos da teoria do teatro são utilizados na abordagem dos espetáculos, e os conceitos de estrutura de sentimentos, de Raymond Williams, e de convívio teatral, de Jorge Dubatti, dão suporte à compreensão de que o Usina tem sua existência baseada em uma teia de relações de afetos, tensões e superações, configurando-se como um coletivo no qual os vínculos pessoais estiveram sempre na raiz dos processos criativos.
Abstract: This dissertation study the trajectory of the group Usina Contemporânea de Teatro, established on 1989 in Belém, and that even today still stands out as one of the most active in theater scene of Pará. Originated in the student political movement scene, the group occupied the streets and community centers, adding later, other lines of work, like animation theater and multimedia theatricals in a continuous co-authorship process. The research explores the group memory using the testimonies of some of its founders, and various documents and images, to restore and update past experiences, reflecting aspects of group identity from methodological Oral History and Analysis perspective. Topics of theater theory are used in the approach of the group experiences, and the concepts from structure of feeling, by Raymond Williams, and convivial theater, by Jorge Dubatti, support the comprehension that Usina has his existence based on a web of relationships affections, configuring the group as a collective in which personal ties have always been at the root of creative processes.
Palavras-chave: Teatro - História
Identidade
Usina Contemporânea de Teatro
Belém - PA
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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