Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7740
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 13-feb-2012
Autor(es): RODRIGUES, Társilla Castro
Primer Orientador: FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de
Título : Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : RODRIGUES, Társilla Castro. Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da proposta metodológica de ensino coletivo de violino e viola do Programa Cordas da Amazônia. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7740. Acesso em:.
Resumen: Estudos sobre o ensino coletivo de cordas friccionadas estão cada vez mais em evidência no contexto da educação musical no Brasil, mas revelam ser esta uma vertente ainda em fase exploratória. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia. E como objetivos específicos descrever a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Programa Cordas da Amazônia, investigar o processo de ensino-aprendizagem dos instrumentos violino e viola por meio da aplicação da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do referido Programa e identificar na Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia aspectos que caracterizam o ensino coletivo. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo da referida Proposta Metodológica e utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical nos instrumentos Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos com a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical de Violino e Viola na aplicação da Proposta Metodológica foram organizados e analisados a partir do programa estatístico Microsoft Office Excel, foram computados e descritos em forma de gráfico para a análise descritiva. Os resultados encontrados na presente pesquisa a partir da análise descritiva revelaram o valor do ensino coletivo para a expansão do alcance do ensino de instrumentos de cordas friccionadas, entendendo que o ganho do estudo em grupo se estende para a vida e no aprendizado do instrumento pode se tornar um início para uma carreira musical promissora. Também indica possibilidades e oportunidades para elaboração de ações, no sentido de mobilização de políticas públicas para viabilização de ensino musical de qualidade nas escolas do Brasil.
Resumen : Studies on the teaching collective rubbed strings are increasingly in evidence in the context of music education in Brazil, but show that this is an aspect still in the exploratory phase. This research aims at analyzing the Proposed Methodology for Teaching Collective Violin and Viola Strings Program of the Amazon. And specific objectives describe the Proposed Methodology for Teaching Collective rubbed Strings Strings Program of the Amazon, to investigate the process of teaching and learning instruments violin and viola through the application of the Proposed Methodology for Teaching Collective Violin and Viola of that program and identified in the Proposed Methodology for Teaching Collective Violin and Viola Strings Program Amazon features that characterize the teaching collective. The study was a qualitative, descriptive study of such a Methodological Proposal and used as instruments of data collection the bibliographical research, documental analysis, the Rating Scale Learning Musical instruments Violin and Viola Strings Program of the Amazon and the semi-structured interview. The data obtained with the Scale of Assessment of Learning Musical Violin and Viola in the implementation of the Proposed Methodology was organized and analyzed from the statistical program Microsoft Office Excel, were computed and described in graphic form for the descriptive analysis. The results found in this study from the descriptive analysis showed the value of collective learning to expand the reach of teaching stringed instruments rubbed, understanding that the gain of the group study extends the life and learning the instrument can make a beginning of a promising musical career. It also indicates possibilities and opportunities for development of actions in order to mobilize public policies for enabling quality music education in schools in Brazil.
Palabras clave : Ensino coletivo
Educação musical
Instrumentos de cordas friccionadas
Programa Cordas da Amazônia
Proposta metodológica
Violino
Viola
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EnsinoColetivoCordas.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons