Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7926
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 27-jun-2013
Autor(es): TAVARES, Mara Rodrigues
Primer Orientador: COSTA, Luizan Pinheiro da
Primer Coorientador: FRANCA-HUCHET, Patricia Dias
Título : A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : TAVARES, Mara Rodrigues. A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância. Orientador: Luizan Pinheiro da Costa. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926. Acesso em:.
Resumen: A linguagem fotográfica, quando chega ao limite de seu uso funcional, abre as potencialidades para a produção de uma nova imagem, uma abertura para o campo da arte, dentro do domínio das imagens. Uma imagem estrangeira. Tal qual a linguagem verbal que “sai” de seu uso corriqueiro para ser linguagem essencial. Quando esses processos de aberturas ou de dobras se realizam, pode-se dizer que essas estruturas sofrem um delírio em seus sentidos. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa funda suas bases no conceito do fora para apontar um caminho de onde se pode pensar essas aberturas delirantes da imagem, assim como as visões dos paradoxos para observar como elas acontecem e a noção do devir para entender em que elas se transformam, com o objetivo de mostrar e narrar as interações que existem entre: fotografia-documento, fotografia-expressão, linguagem coloquial e linguagem essencial. Relações essas existentes na linguagem fotográfica e na linguagem literária, que compõem interfaces que se entrelaçam na pesquisa.
Resumen : The photographic language, when it reaches the limit of its functional use, opens the potential to produce a new image, an opening to the field of art, within the images estate. A foreign image. Just as verbal language that diverge from its everyday use to become essential language. When these opening or folding processes are held, it can be said that these structures undergo a delirium in their senses. Within this perspective, this research is based on the concept of the out to point a pathway from where you may think about these delusional openings of the image, as well as the views of the paradoxes to observe how they happen and the notion of becoming to understand from where they become, in order to show and narrate the interactions that exist between: photo-document, photo-expression, colloquial language and essential language. Existing relationships in the photographic and literary languages, interfaces that are entwined in the research.
Palabras clave : Fotografia
Arte e literatura
Linguagem fotográfica
Linguagem literária
Interpretação fotográfica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ImagemPorFora.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons