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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 30-mar-2016
Autor(es): VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de
Primer Orientador: LIMA, Regina Lúcia Alves de
Título : Pensar a comunicação, repensar a moda
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de. Pensar a comunicação, repensar a moda. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.
Resumen: Este trabalho busca investigar a interface entre moda e comunicação. Parte da conceituação de interface proposta por Braga (2004), que a considera como uma cooperação entre disciplinas ou campos de saber que vai além da subordinação dos postulados de uma disciplina a outras, ou da criação de uma disciplina nova a partir de diversos enunciados de disciplinas mais consolidadas. Pressupõe, mesmo, que as disciplinas utilizem seus aportes no sentido de endereçar problemas de pesquisa diferenciados. Para investigar as interfaces entre os dois campos de saber, utilizamos o aporte metodológico da arqueologia postulada por Foucault (2013a) e também o “modelo teórico de apreensão” dos processos comunicacionais proposto por França (2001). Nesse sentido, realizamos uma breve arqueologia dos domínios discursivos da moda e da comunicação, buscando perceber como são formados os objetos, conceitos, temas e teorias; além de buscar perceber, especificamente no campo da comunicação, como se constitui o olhar lançado aos processos comunicacionais nos vários estratos históricos de desenvolvimento do campo. Por fim, considerando a recorrência de uma preocupação com as relações/interações estabelecidas entre os sujeitos ou grupos nos estudos em moda, utilizamos os postulados do modelo relacional/praxiológico da comunicação (QUÉRÉ, 1991; FRANÇA, 2003) a fim de desenvolver a interface entre a moda e a comunicação. Utilizamos dois enunciados que emergem no cenário paraense, cujas análises embasam a nossa investigação.
Resumen : This work address the interface between fashion and communication studies. We use the concept of interface developed by Braga (2004), which considers it as a cooperation among fields of knowledge that goes beyond the subordination of the assumptions of a field to the other, or the creation of a new field based on the assumptions of more consolidated fields. The interface concept presupposes that disciplines uses their assumptions to address specific research questions. To investigate the interface between the two fields of knowledge, we use the foucaltian archeology method (FOUCAULT, 2013a) and the “theoretical model of apprehension” of the communication process proposed in França (2001). In this context, we do the archeology of the fashion and communication discursive domain, seeking to perceive how they build their objects, concepts, themes and theories; besides of perceiving, specifically on the communication domain, the construction of the gaze directed to the communication process in the various historical moments of the filed development. Considering the recurrence of a concern with relation/interaction that is established among subjects and groups in the fashion studies, we utilize the assumptions of the relational model of communication (QUÉRÉ, 1991; FRANÇA, 2003) aiming to develop the interface between fashion and communication studies. We use two statements that immerge in the Pará’s scenario, whose analysis bases our research.
Palabras clave : Moda
Comunicação social
Epistemologia
Arqueologia
Aspectos sociais
Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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