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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2015
Autor(es): CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi
Título: Formação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar
Título(s) alternativo(s): Teacher Education for Preschool Education during the Era of the Military Dictatorship
Citar como: CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi. Formação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1061-1075, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000401061&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jun. 2017. Epub 15-Set-2015. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-623651546>.
Resumo: Este artigo reflete sobre a formação docente para a Educação Pré-Escolar, no período da Ditadura Militar. Pesquisei a Revista Criança, publicação oficial do Ministério da Educação, primeiro periódico nacional para a área. A pesquisa bibliográfica e documental ocorreu de 2003 a 2006, durante meu doutoramento, em legislações, documentos, e na própria Revista, publicada nos anos de 1982 a 1985, e entrevistas com técnicos. São 14 revistas que serviram de veículo da política de formação desse período, apoiada na teoria do capital humano que no campo educacional se expressa por meio de uma pedagogia tecnicista. A Revista não questiona o preconceito contra os pobres, nem o autoritarismo e antecipa a escolarização das crianças da Educação Pré-Escolar.
Abstract: This article analyzes teacher formation for pre-school education in the period of the military dictatorship. I have conducted our research in Revista Criança, an official publication of the Ministry of Education, first national journal for this field. Our bibliographical and document research took place from 2003 to 2006 - period of my PhD, taking as the base for this research: legislation, documents, interviews and the Magazine itself, published between 1982 and 1985. Fourteen magazines served as basis for this education policy within that period, supported on the Theory of Human Capital, which, in the education field, is expressed through technicist pedagogy. The magazine does not question the prejudice against the poor people nor the authoritarianism and anticipates the education for children in pre-school education.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação pré-escolar
Políticas educacionais
Revista criança
Educação infantil
Título do Periódico: Educação & Realidade
ISSN: 2175-6236
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ICED

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