Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/ILC
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O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Confere ao candidato habilitado o título de Mestre e/ou Doutor em Letras, nas Áreas de Concentração em Estudos Literários ou Estudos Linguísticos, tem como objetivos gerais e fundamentais: preparar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos no campo dos Estudos da Linguagem; desenvolver a competência profissional e científica do graduado para que ele atue com criticidade na sua área de conhecimento; e produzir conhecimento científico relevante para o país, com ênfase, quando oportuno, para as especificidades linguísticas e literárias presentes na Região Amazônica.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/ILC por Orientadores "AUGUSTI, Valéria"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Booktubers no campo editorial brasileiro: estudo de caso de oito canais literários (2016-2018)(Universidade Federal do Pará, 2020-07-10) SILVA, Daniel Prestes da; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328Nos últimos dez anos houve uma mudança de paradigma no que se refere à circulação e recepção de textos literários, principalmente no que tange às publicações recentes feitas pelo mercado editorial. Tal mudança ocorreu na web 2.0, por meio da plataforma YouTube, que possibilitou a criadores de qualquer tipo de conteúdo disponibilizarem vídeos sobre assuntos variados. Esse fenômeno tem particular relevância ao se observar o espaço que o consumo de bens culturais, em especial, de produtos literários, ocupa na dinâmica das sociabilidades de alguns segmentos da sociedade. Essas transformações e a sofisticação tecnológica possibilitaram alçar o consumidor-leitor a outros patamares, de modo que alguns ocuparam posições distintivas dentro da comunidade mais ampla de leitores. Nesse contexto surgiram os booktubers, leitores que ocupam o lugar de comentaristas e tornam público, por meio da plataforma do YouTube, conteúdo intrinsicamente ligado a livros e ao mercado editorial. Dentre os conteúdos comumente produzidos por esses booktubers, há vídeo-resenhas, diários de leitura, vídeos de lançamentos do mês de várias editoras e vídeos de livros adquiridos no mês, bem como as brincadeiras literárias conhecidas como TAGs. Em alguma medida, esse fenômeno possibilitou que a experiência de leitura individual e solitária se tornasse pública, passando a fazer parte de uma experiência de socialização coletiva. É nesse contexto de recepção de textos literários, em grande medida voltado para as novidades do mercado editorial, ou seja, para os “últimos lançamentos do mês” que a ação produzida por booktubers tem chamado atenção das empresas editoras. Essa relação tem se materializado por meio de patrocínios publicitários, realização de parcerias entre canais e editoras, além da possibilidade de inserção dos booktubers no mercado editorial na condição de escritores. Considerando o papel desses agentes sociais na difusão de gostos e práticas de consumo literárias contemporâneas, esta pesquisa buscou verificar como se deu a recepção de prosa de ficção brasileira em oito canais literários do YouTube, entre os anos de 2016 e 2018. Para responder à questão foram combinadas metodologias de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa. No que diz respeito aos métodos quantitativos foram aplicados questionários junto à população-alvo, qual seja, os booktubers integrantes do autodenominado Culto Booktuber, que por três anos se reuniu desenvolvendo atividades em conjunto. A coleta de dados via questionário permitiu estabelecer o perfil desses agentes, a relação que eles estabelecem com editoras e autores independentes, além das obras que eles leram e resenharam. A segunda parte da análise, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da análise das resenhas da obra A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Foram mapeados os critérios avaliativos utilizados pelos booktubers para resenhar essa obra. Os dois métodos de análise permitiram concluir que, embora haja grande interesse pelas novidades editoriais, há também uma forte presença de obras de autores consagrados pelo campo literário brasileiro. No que concerne à forma como são avaliados os textos, percebeu-se a apropriação e reformulação de critérios advindos do ensino formal, aliados à noção de fruição literária.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Consagração e infâmia: a recepção crítica da dramaturgia de Gonçalves Dias(Universidade Federal do Pará, 2012-08-16) LIRA, Priscila Souza de; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328O presente trabalho visou estudar aspectos fundamentais da recepção crítica da obra dramática de Gonçalves Dias. Para isso buscou-se, em primeiro lugar, compreender o lugar da obra dramática do autor em sua produção literária considerando-se algumas críticas ao poeta publicadas em periódicos, revistas e em obras pertencentes à historiografia literária do século XIX e XX. Em segundo lugar, buscou-se compreender o lugar da produção dramática do autor por meio da análise de sua correspondência ativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Das imagens de si ao mundo das edições: Paul de Kock, romancista popular(Universidade Federal do Pará, 2013-03-04) PAES, Alessandra Pantoja; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328Paul de Kock é considerado um escritor popular e de segunda monta do século XIX francês. Partindo desse lugar comum, a presente dissertação pretendeu investigar como o próprio Paul de Kock e seus biógrafos o definiam enquanto escritor e, por outro lado, averiguar se os aspectos editoriais e materiais dos exemplares de suas obras presentes no acervo do Grêmio Literário Português do Pará podem dizer algo a respeito do suposto público leitor ao qual suas obras se destinavam. Assim, no primeiro capítulo foram analisadas as biografias e autobiografia do escritor, buscando verificar qual teria sido a representação do escritor Paul de Kock elaborada em sua própria época. No segundo capítulo foram analisadas as características editoriais dos exemplares das obras do romancista francês presentes no Grêmio Literário Português do Pará, de modo a realizar um mapeamento dos intermediários da literatura - editores, tipógrafos e tradutores - envolvidos no processo de publicação dos romances do autor. No último capítulo procuramos analisar as particularidades do suporte material de parcela dessas edições, com o intuito de compreender até que ponto os formatos nos quais as obras do escritor circularam podem dar pistas sobre a representação dos editores acerca de seu provável público leitor, bem como ser indicativos do estatuto do escritor no interior do campo literário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As mil e uma transfigurações de rocambole: a personagem mais brilhante de Ponson du Terrail(Universidade Federal do Pará, 2016-04-29) BORGES, Débora de Castro; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328Ponson du Terrail foi considerado um dos principais romancistas populares franceses da segunda metade do século XIX. Tendo circulado amplamente em folhetins e no formato livro em seu país de origem, teve seus romances traduzidos para a língua portuguesa e, ainda naquele século, publicado por inúmeros editores portugueses. Parcela das edições portuguesas de seus romances foram enviadas à Belém do Pará e passaram a fazer parte do acervo do Grêmio Literário Português do Pará, gabinete de leitura fundado na capital da Província em 1867. Considerando que um dos principais sucessos de público do autor foi a série Rocambole, na qual são narradas as aventuras do personagem de mesmo nome em 12 romances, esta dissertação teve por objetivo descrever, do ponto de vista bibliográfico, as edições dessa série que constam no acervo dessa instituição até o presente momento. Para tanto, foram coletados os dados editoriais dos exemplares do gabinete de leitura paraense, os quais foram comparados com os exemplares de edições francesas disponíveis na Bibliothèque Nationale de France, de modo a verificar os diferentes arranjos editoriais da série, no que diz respeito à organização das partes que a compõe. Feito isto se empreendeu a síntese do enredo dos romances que compõe a série como um todo, bem como a análise da narrativa com foco nas transformações físicas e psicológicas da personagem, enfatizando a importância do disfarce e reconhecimentos para a economia do enredo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Três faces de Haroldo Maranhão: o leitor, o jornalista, o escritor(Universidade Federal do Pará, 2010-08-27) MEDINA, Maria Juliana da Silva; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328Esta dissertação tem por objetivo discutir parcela da trajetória do escritor Haroldo Maranhão (1927-2004), revelada à luz dos documentos pertencentes ao seu arquivo pessoal. O estudo se organiza tendo em vista três perspectivas: o Haroldo Maranhão leitor, possuidor de um acervo bibliográfico acumulado ao longo de anos, o Haroldo Maranhão jornalista, nascido e formado profissionalmente no seio de um clã que por meio século esteve à frente de um dos jornais mais influentes da capital paraense, a Folha do Norte, e o Haroldo Maranhão escritor, em seus freqüentes embates com as práticas que regem a lógica do mundo editorial.
