Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Orientadores "BARROS, Jônatas Barros e"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciências no currículo do curso normal rural da vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931- 1936)(Universidade Federal do Pará, 2024-05-02) NUNES, Joás Murilo; ALVES, José Jerônimo de Alencar; BARROS, Jônatas Barros eA presente pesquisa busca lançar luz sobre um aspecto pouco explorado na interface entre a História da Ciência e a Educação na Amazônia: a inserção das ciências nas instituições escolares do interior do Estado do Pará. O trabalho tem como objeto de pesquisa o Curso Normal Rural, instituído no Colégio Antônio Lemos, localizado em Santa Izabel do Pará, a partir de 1931. Essa instituição, patrimônio histórico, ainda hoje chama atenção pela arquitetura monumental, sobretudo se considerarmos o contraste com a cidade que, na época em que foi criada, era um núcleo agrícola do nordeste paraense. O Curso destinava-se à formação de professoras primárias para atuar nas escolas localizadas em áreas rurais do Estado, que estava em consonância com o movimento pela ruralização do ensino no Brasil, que se expandia na época. Diante disto, tivemos como objetivo analisar as condições que possibilitaram a inserção das ciências nos programas de ensino do Curso Normal Rural, criado em 1931. Para atingi-lo, a pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: como essas ciências e o curso que as abrigou encontraram condições de se viabilizar na cultura local? Que ciências foram essas, como foram representadas e como se situaram em relação as demais disciplinas no interior dos programas de ensino adotado? O conceito de cultura e de representação cunhados por Hall (2016) foram fundamentais para a análise das fontes historiográficas, tais como, decretos e regulamentos governamentais, programas de ensino e demais discursos que passaram a se inserir na cultura local, estas fontes primárias foram consultadas nos arquivos disponíveis nos acervos da Hemeroteca e Seção de Obras Raras da Biblioteca Arthur Vianna e no acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, ambos localizados na cidade de Belém-PA. Entre essas representações havia as que requeriam a implantação de um ensino rural orientado para a prática de uma agricultura que seria eficiente, intensiva e, ao mesmo tempo, com profundo apreço pela terra e pela natureza, com fins de lidar com o problema do êxodo rural enfrentado na época. As disciplinas científicas que foram adotadas no programa do Curso Normal Rural de Santa Izabel, foram as denominadas: Ciências Naturais, em 1931 e Ciências Físicas e Naturais, em 1934.
