Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
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O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por Orientadores "LIMA, Alcides Fernandes de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Argumentação e formação do senso crítico: proposta de trabalho com o gênero anúncio(Universidade Federal do Pará, 2018-07-09) PASSINHO, Joelton da Silva; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Neste trabalho, averiguou-se (por meio de atividades de leitura, oralidade e escrita) as dificuldades de argumentação apresentadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Curuçá-PA, com o objetivo de elaborar uma proposta de intervenção que contribua para a realização de leituras mais profícuas e favoreça o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos discentes. A pesquisa, assentada na sociolinguística variacionista de caráter quanti-qualitativo, compreendeu a realização de várias etapas: (i) coleta de dados a partir das atividades de diagnose; (ii) seleção dos textos para o diagnóstico inicial; (iii) análise dos dados e considerações acerca dos itens mais relevantes; (iv) elaboração das atividades de intervenção (v) aplicação dos exercícios propostos e reflexão sobre os resultados alcançados; (vi) divulgação das produções finais dos educandos. O corpus foi composto por dados coletados das produções de 20 alunos (pertencentes a zona urbana e zona rural, sendo 05 meninos e 05 meninas de cada área), submetendo-se a investigação a uma metodologia pautada na linguística textual e com influência da análise do discurso, fundamentando-se em autores como: Adam (2008), Abrel (2009), Bagno (2009), Ducrot (1987), Fiorin (2016), Marcuschi (2008). A verificação dos resultados possibilitou a constatação de que os alunos concluem o ensino fundamental apresentando baixa competência argumentativa, uma vez que demonstram grandes dificuldades para compreender informações que não se encontram na superfície textual e, na maioria das situações, não questionam as ideias apresentadas nos textos. Baseando-se nessas constatações, formulou-se uma proposta didático-metodológica com o propósito de intervir nas carências evidenciadas, para que o educando atinja maior competência argumentativa nas séries posteriores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concordância verbal em textos de alunos do ensino fundamental maior: variação e ensino(Universidade Federal do Pará, 2018) MORAES, Ronaldo Nogueira de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Este trabalho investiga os padrões de concordância verbal usados por alunos dos anos finais do ensino fundamental – 8º e 9º anos –, de uma escola pública do município de Santo Antonio do Tauá–PA. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos dos gêneros crônica, artigo de opinião e relato, produzidos em sala de aula, a fim de observar o uso, por parte dos alunos, da concordância verbal de terceira pessoa do plural em suas produções escritas. A análise dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente afetam o uso linguístico dos alunos, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático pedagógica de intervenção que possa auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. A proposta didático-pedagógica de intervenção foi elaborada com base nos pressupostos de uma proposta experimental para o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017), que concebe os fenômenos gramaticais como: (i) elementos que permitem uma abordagem reflexiva da gramática, por meio do desenvolvimento de atividades de natureza linguística, epilinguística e metalinguística a serem conduzidas no interior da prática de leitura de textos (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2006; FOLTRAN, 2013); (ii) recursos expressivos necessários à construção dos sentidos do texto (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2013); e (iii) instâncias de manifestação de normas/variedades (cultas e populares), relacionando o ensino de gramática ao plano da variação linguística (VIEIRA, 2013a; 2013b; GÖRSKI; FREITAG, 2013), como forma de promover o desejável domínio das estruturas variáveis segundo os contínuos de variação (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Para a coleta dos textos objetos de análise, aplicaram-se atividades envolvendo cada um dos gêneros, em que, ao final destas, um texto representativo de cada gênero foi produzido. Além disso, aplicou-se às turmas um teste de percepção com o objetivo de verificar o grau de percepção do aluno frente às formas padrão e não padrão de concordância verbal; o referido teste foi elaborado com base em outros trabalhos que visaram à observação dos falantes frente ao fenômeno variável em estudo nesta dissertação (BORTONI-RICARDO, 2008b; GAMEIRO, 2009). Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável VARBRUL, que mostrou significativa influência de fatores como posição do sujeito na frase, distância entre o sujeito e o verbo, saliência fônica, paralelismo formal no nível da cláusula e animacidade do sujeito. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de gramática e em particular o de concordância verbal, elaborou-se uma proposta de intervenção como forma de oferecer a professores e alunos uma alternativa ao estudo da concordância verbal que leve o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras variáveis de concordância em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construção de glossário como mediação da escrita de alunos do campo(Universidade Federal do Pará, 2019-08-29) BORGES, Helena do Socorro Damasceno Palheta; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834O presente trabalho trata das dificuldades de leitura e escrita de textos de alunos da Escola do Campo. O objetivo geral da pesquisa consiste em descrever os principais problemas de escrita dos alunos e construir uma proposta didático-pedagógica para se enfrentar essa realidade. Como se sabe, as atividades de leitura e escrita envolvem processos sociocognitivos complexos e exigem domínios de habilidades (igualmente complexas) que se adquirem e se desenvolvem por meio de práticas linguísticas que favoreçam a conceptualização e a verbalização do mundo. Tais práticas linguísticas envolvem, por exemplo, a observação e a reflexão sobre as coisas do mundo, a produção de texto (oral e escrito), a reescrita e a reelaboração discursiva, a sintetização e o desenvolvimento de tópicos temáticos, a reflexão metalinguística. Neste presente trabalho, portanto, apresentamos uma proposta de intervenção, embasada (dentre outros) na Pesquisa-ação (cf. THIOLLENT, 2008) e na Sociolinguística Educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2008, 2014), que usa como estratégia a elaboração de um glossário especializado dos termos das atividades agrícolas da Escola do Campo. A pesquisa e a intervenção foram desenvolvidas juntamente com os alunos do sexto/sétimo ano, na Escola Municipal Agrícola de Barcarena-PA, e compreendem as seguintes etapas metodológicas: (i) Observação diagnóstica; (ii) Identificação e análise dos problemas de escrita; (iii) Apresentação dos resultados; (iv) Processo de produção de textos a partir do gênero verbete; (v) Elaboração de fichas catalográficas; (vi) Coleta e seleção dos dados; e (vii) Organização de um glossário ilustrado contendo 301 termos das atividades agrícolas da Escola, o qual foi a culminância da proposta de intervenção e que servirá como material didático na escola.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências lexicológicas em sala de aula: construindo glossários com alunos do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2018-02-21) SILVA, João Batista Poça da; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834As ciências do léxico são ramos da Linguística cujas contribuições são pouco exploradas em atividades letivas no ensino fundamental. Partindo-se desse pressuposto, busca-se constatar que os atos de conceituar e definir, corporificados por meio do gênero discursivo verbete, podem promover a capacidade comunicativa dos alunos e contribuir para o aprimoramento de leitura e escrita. Esses atos, porém, encontram pouco espaço nas aulas, enquanto o dicionário, a enciclopédia e o glossário, quando usados, têm seu alcance interdisciplinar praticamente anulado, porque seu usuário é quase sempre considerado como mero consulente, ou seja, como alguém que apenas consulta publicações voltadas para o verbete, ao passo que não se valoriza nele a habilidade de conceptualizar (recortar cultural e linguisticamente a realidade). Assim, pergunta-se de que modo o estudo de aspectos lexicais da língua pode contribuir para que o aluno organize e domine melhor os conceitos estudados nas diversas disciplinas curriculares, o que leva ao objetivo geral do presente trabalho, que consiste em formular, propor, aplicar e avaliar práticas relacionadas ao trabalho com o léxico comum e especializado em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar. Desse objetivo principal, derivam outros, entre os quais: descrever e analisar o modo como os livros didáticos de algumas disciplinas abordam o verbete; mediar a familiarização dos alunos com os diversos gêneros lexicográficos; instrumentalizar os alunos para elaborar verbetes e glossários; elaborar uma proposta de material didático norteado pela elaboração de verbete como recurso para a prática reflexiva da conceptualização. As principais hipóteses testadas por meio da pesquisa postulam que os atos de conceituar, definir e registrar por escrito ajudam a organizar as ideias e a melhorar o desempenho do aluno nas diversas disciplinas; além disso, que é mínima ou inexistente, nos espaços letivos e materiais, a relevância dada ao aspecto lexical da língua; que os diversos gêneros lexicográficos são subutilizados como fonte de aprofundamento de conteúdos; que o léxico é rico recurso de aproximação interdisciplinar; que o verbete é gênero discursivo apropriado para mediar atividades sobre o léxico, a gramática e aspectos textuais-discursivos; e que conceito e definição, devidamente diferenciados, contribuem para o aluno melhor estabelecer estratégias de estudo. O aporte teórico da pesquisa se apoia nos estudos de Biderman (2001), sobre as ciências do léxico; de Barbosa (2001) e Finnato (2002) acerca da conceptualização e da definição; de Pontes (2009), Carvalho e Bagno (2011) e Ilari (2015), em torno da Lexicografia e seus subcampos teórico, prático, pedagógico e educacional; de Antunes (2012), sobre léxico e discurso em contexto de ensino-aprendizagem; de Barros (2004) e Lima (2010), sobre Terminologia e Terminografia; e de Dionisio (2010), acerca do gênero discursivo verbete. No percurso metodológico, optou-se pela pesquisa participante para intermediar a observação do trabalho com o léxico numa turma de sexto ano do ensino fundamental, em quatro disciplinas, a saber, História, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Duas fontes geraram dados que passaram por análise qualitativa: livros didáticos utilizados nas aulas das respectivas disciplinas e questionários semiestruturados aplicados junto aos professores e alunos da turma atingida. A partir das análises, reflexões e cotejos realizados, foi elaborada e aplicada uma proposta de intervenção com atividades de conceptualização que culminam na elaboração de glossários pelos próprios alunos. O estudo e a aplicação da proposta levaram à constatação de que atividades com conceitos e definições mediadas pelo gênero verbete são importante recurso de organização e expressão de conhecimentos e seus resultados positivos abarcam diversas disciplinas curriculares. Constatou-se também que o leque de possibilidades criativas propicia uma abordagem agradável e produtiva do léxico em sala de aula. O resultado prático do trabalho consiste num caderno de atividades didático-pedagógicas disponibilizado às escolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Hipo e hipersegmentação em textos de alunos do 6.º e 8.º anos: da análise dos problemas de escrita à proposta interventiva(Universidade Federal do Pará, 2016-04-04) SANTOS, Flávia Leite Gomes dos; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834A pesquisa objetiva descrever e analisar fatos de aquisição da escrita, especificamente, os que estão relacionados à junção e segmentação de palavras, na escrita de textos dos alunos de 6.º e 8.º anos e propor um caderno de atividades que contribuam para a redução dos problemas de escrita. O estudo baseia-se na análise de textos produzidos por 40 alunos, divididos em 20 alunos do 6.º e 20 alunos do 8.º anos, de uma escola pública presente em um remanescente de quilombo na comunidade de Juçatuba, localizada no município de São José de Ribamar, no Estado do Maranhão. Foram utilizadas como perspectivas teóricas textos de Bortoni- Ricardo (2004), Callou (1999), Mollica (1998), Mortatti (1994) e outros autores que discutem problemas de escrita e influências fonético-fonológicas em textos escritos. Considerou-se para seleção das produções escritas os gêneros: carta pessoal, relato de memória, ditado de palavras e expressões isoladas e descrição de imagens. A coleta de textos correspondeu ao quantitativo de 160 textos. Os resultados mostraram que os desvios de ortografia cometidos pelos alunos, considerando os fatores sociais sexo (masculino/feminino) e série (6.º e 8.º anos) e variáveis linguísticas (gêneros textuais, classe gramatical e extensão da palavra) favoreceram o reconhecimento de problemas de escrita quanto às ocorrências de hipo e hipersegmentação, possivelmente, devido à incompreensão das convenções ortográficas. Verificou-se que os casos de junção ocorrem em maior quantidade que os de segmentação, contrariando a ideia de que ao término do ensino fundamental os alunos apresentam poucos problemas de escrita. Pôde-se também constatar que as junções são mais frequentes em gêneros específicos como: ditado de palavras e expressões isoladas, desfavorecendo, no entanto, a ideia da incidência de poucos “erros” ortográficos diante de maior monitoramento da fala sobre a escrita, vale observar a expressividade das ocorrências deste mesmo fenômeno na classe gramatical das locuções adverbiais, favorecendo a suposição de junções entre palavras. Quanto às segmentações, a frequência maior foi no gênero carta pessoal e classe gramatical dos nomes, considerando a extensão dos vocábulos, tal como houve a ocorrência de segmentações nos trissílabos. Por fim, a pesquisa mostrou ser relevante devido à complementariedade entre o conhecimento científico-acadêmico e às práticas pedagógicas em sala de aula, justificativas que possibilitaram a elaboração de uma proposta de intervenção na escola para amenizar as expressivas ocorrências dos fenômenos investigados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Interferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervenção(Universidade Federal do Pará, 2015-08-27) MENDES, Gilcélia Amaral; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834No presente trabalho, tivemos como objetivo geral descrever e analisar a interferência da fala na escrita dos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belém-PA, com a finalidade de propor atividades que visem à melhoria da aquisição da escrita. A pesquisa, embasada na sociolinguística quantitativa, teve várias etapas: (i) coleta de dados; (ii) triagem e codificação dos dados; (iii) rodadas no programa estatístico VARBRUL; e (iv) análise dos resultados, com elaboração de tabelas e gráficos. O corpus totalizou 2.179 dados, distribuídos entre problemas de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.360 ocorrências, e problemas inerentes à escrita (problemas de convenção ortográfica), equivalente a 819 ocorrências, sendo submetido à análise seguindo uma metodologia orientada de acordo com estudos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), entre outros. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que os alunos chegam ao 6.º ano do Ensino Fundamental apresentando ainda mais problemas de interferência da fala em sua escrita (62%), do que aqueles relativos à falta de familiaridade do educando com as convenções ortográficas (38%); e também que esses problemas estão correlacionados tanto a fatores socioeconômicos (sexo, renda, escolaridade dos pais), quanto a linguísticos (gênero textual, classe gramatical, natureza do item lexical e tonicidade da palavra ou expressão). A partir dessas conclusões, elaboramos uma proposta didático-metodológica cujo objetivo foi o de intervir perante essas dificuldades apresentadas, para que os alunos possam avançar às séries/anos subsequentes com menos dificuldades em sua escrita e, consequentemente, adquirindo maior competência linguística.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Ponto e a vírgula nas produções escritas e na orientação da leitura de alunos do Fundamental Maior(Universidade Federal do Pará, 2019-08-19) AZEVEDO, Josiane Dias de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Este trabalho analisa, por meio de atividades orais e escritas, as principais dificuldades de compreensão e de uso da vírgula e do ponto por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Abaetetuba-PA. Para sua realização, após observar as dificuldades presentes nos textos dos alunos, analisou-se o peso dos fatores sociolinguísticos no condicionamento dessas dificuldades e, em seguida, elaborou-se uma proposta de intervenção didático-pedagógica para auxiliar os professores no trabalho com os sinais de pontuação e estimular os alunos a refletirem sobre esse tema. Os pressupostos teóricos deste estudo trazem a contribuição de autores como: Kail (2013), sobre a aquisição da linguagem; Fayol (2014), em relação ao processo de aquisição da escrita; Marcuschi (2008), acerca da oralidade, relacionando-a ao letramento e às práticas sociais; e Antunes (2003), em torno da importância de se abordar a pontuação de forma reflexiva e vinculada à oralidade. Para a efetivação desta pesquisa, cuja metodologia é de natureza descritiva e quantitativa, foram analisados textos dos gêneros fábula, relato de experiência vivida e texto de opinião, além de um teste de percepção e uma atividade oral, conforme os pressupostos da Sociolinguística Educacional. Por meio das análises realizadas e dos estudos da literatura referentes ao tema em questão, observou-se que, no gênero fábula, os alunos não apresentaram muita dificuldade quanto ao uso dos sinais gráficos indicadores de diálogo (dois pontos e travessão), entretanto a vírgula e o ponto, em muitos momentos, não foram utilizados ou o foram de forma problemática, fato que se repetiu em todos os gêneros trabalhados, com maior incidência no gênero relato de experiência e menor incidência no gênero texto de opinião. Constatou-se também que os meninos têm mais dificuldades que as meninas em usar a vírgula e o ponto e em perceber os sentidos que a alteração na pontuação do texto pode proporcionar. Considera-se que tais dificuldades se devam, em parte, porque a pontuação ainda é trabalhada de forma prescritiva e descontextualizada, desvinculada de atividades de leitura e produção de texto. Dessa forma, avalia-se que trabalhar os sinais de pontuação tendo o texto como unidade de ensino e desenvolvendo atividades orais e escritas, por meio de diferentes contextos, possibilita que os alunos percebam o quanto a pontuação é importante para a construção de sentidos e a manutenção da coerência textual e, por isso, ferramenta essencial para a produção e compreensão de texto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Problemas de escrita nas séries finais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2015-08-28) BENJAMIM, Djane do Socorro Pereira; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Este trabalho pretende descrever as características das produções escritas de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, observando fenômenos de ordem ortográfica, morfossintática e discursiva, verificando as principais dificuldades de escrita a fim de propor intervenções que visem superá-las ainda nesta etapa de ensino. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública de Ananindeua, no Pará. Os dados obtidos demonstraram que os alunos apresentam diversos problemas no domínio da escrita, alguns dos quais já deveriam ter sido resolvidos pelo processo de letramento, como, por exemplo, a interferência da fala na escrita. Fundamentando as discussões sobre letramento, aprendizagem da escrita e atividades de produção textual na escola, foram consultados autores como: Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (2009), Costa Val (1999), Soares (2003) entre outros. Observou-se também a relevância dos fatores sociais e linguísticos, relacionados ao aprendizado da escrita e constatou-se que a ocorrência de problemas nos textos dos alunos, além de estar relacionada a esses fatores, demonstra também falhas no ensino, uma vez que os anos de escolarização deveriam ter sanado pelo menos a maioria dos problemas apontados nos textos dos alunos. Considerando esses resultados, elaboramos propostas didático-metodológicas a serem trabalhadas com essas séries, a fim de melhorar efetivamente a produção escrita desses alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Variação linguística e ensino de língua: dificuldades de uso da norma culta na fala e na escrita(Universidade Federal do Pará, 2022-08-20) CARMO, Adriana Teixeira do; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834; https://orcid.org/0009-0002-9250-1613Este trabalho investigou as dificuldades de uso da norma culta, na fala e na escrita, por alunos de 8º e 9º anos oriundos de uma escola municipal da cidade de Ananindeua-PA, tendo como principal objeto de análise além, das questões gramaticais concordância, estruturação sintática, prosódia) e gráficas (ortografia, pontuação, estruturação gráfica do texto no papel), questões pragmático-discursivas que dizem respeito propriamente ao uso efetivo da norma culta (tais como adequação vocabular, registro, contexto, polidez, adequação ao gênero textual e ao tipo textual) de modo a contribuir com o aprimoramento da competência linguística e comunicativa dos estudantes do Ensino Fundamental. A escolha dessa temática se deveu ao fato de o problema de domínio da norma culta acarretar sérias dificuldades de aprendizagem para os alunos, haja vista que a falta de habilidade na produção oral e escrita nessa norma cria uma espécie de interdição discursiva, que provoca insegurança nas interações, dificulta a aprendizagem e compromete o desenvolvimento da autonomia intelectual desses alunos. Para a efetivação deste trabalho foram monitorados estudantes dos últimos anos do ensino fundamental II de uma escola municipal situada na área urbana de Ananindeua-PA, entre 2018 e 2019, período no qual foram coletados textos escritos (dos gêneros conto, comentário e relato pessoal) e orais (nos gêneros relato pessoal e debate). À luz da metodologia da sociolinguística educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008, 2021; BAGNO 2003, 2010, 2012, 2017,2019), foram analisadas as variáveis sociais (i) ano escolar, (ii) sexo e (iii) grau de escolaridade dos pais, e as variáveis linguísticas (i) gênero textual (ii) modalidade (oral e escrita) e (iii) o contexto. Os dados indicam que os alunos dos referidos anos apresentaram dificuldades no uso da concordância em texto de maior monitoração estilística na modalidade escrita(comentário); quanto à oralidade, os estudantes demonstraram fazer uso da variedade de concordância marcada por traços graduais; os alunos apresentam dificuldades na segmentação de parágrafos e organização de períodos; foi observado que os conectores/sequenciadores empregados pelos alunos ajudaram na constituição dos gêneros o que indica que os estudantes têm uma memória relacionada às práticas sociais de linguagem, mas que há necessidade de trabalho mais insistente com relação à escrita; a insegurança linguística levou os estudantes a incorrerem na inadequação vocabular na escrita e na inadequação ao contexto e ao interlocutor nas manifestações orais. Ao final da pesquisa, de posse dos diagnósticos obtidos e aproveitando as experiências de outros trabalhos, como os de Lima e Nascimento (2017 e 2018) e Bortoni-Ricardo (2004), elaboramos um caderno de atividades, destinado aos alunos do fundamental, como uma proposta para o enfrentamento das dificuldades de domínio da norma culta (na fala e na escrita).
