Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
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O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por Orientadores "NASCIMENTO, Maria de Fatima do"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação de leitores da EJA por meio da leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) PINHEIRO, Nazaré do Socorro Ferreira; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de mestrado intitulada “A formação de leitores na EJA: educação literária por meio da leitura de fábulas e cordéis em sala de aula” apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino da literatura para uma turma da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola localizada na cidade de Barcarena, município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à mesorregião Metropolitana de Belém. Esse trabalho resulta da constatação, a partir do ingresso do curso de mestrado PROFLETRAS, da quase anulação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa. Constitui-se de uma discussão sobre a importância da leitura literária como uma atividade humanizadora e de uma experiência de leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula, utilizando a sequência básica desenvolvida por Rildo Cosson (2016), estruturada em: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo como corpus as Fábulas A cigarra e as formigas, O leão e o rato agradecido, escritas por Esopo, e a releitura das referidas fábulas: A Cigarra e a Formiga e O Leão e o Rato, de Jean de La Fontaine; os cordéis: Afro-Brasil em cordel, de Nezile Alencar e A descoberta do cavalo, de Severino José. Essa pesquisa busca promover a literatura em sala de aula, formar leitores proficientes em leitura literária, além de propiciar uma aprendizagem significativa na vida dos alunos que já ultrapassaram a idade de escolarização regular. Esse trabalho ancora-se nos pressupostos sobre o ensino da leitura literária centradas em estudiosos brasileiros como Antonio Candido (1995), Marisa Lajolo (2001, 2010), Regina Zilberman (1991), Rildo Cosson (2014, 2016), Neide Luzia Rezende (2013), além dos teóricos Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2013) e Miguel Arroyo (2017). A proposta de intervenção é baseada na teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollet (2001). Ainda sobre a metodologia utilizada, houve a aplicação de um questionário inicial com o intuito de se estabelecer um diagnóstico sobre a leitura literária dos alunos da Educação Básica para a elaboração da proposta. Posteriormente, foram aplicadas as sequências básicas visando à interação do aluno, à valorização da oralidade e à experiência da comunicação literária, a partir da mediação do professor. Os resultados observados foram considerados satisfatórios por essa metodologia apresentar inúmeras possibilidades para um trabalho significativo com o texto literário em sala de aula, no Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de contos das obras “Literatura em minha casa”: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-12-12) LEAL, Flávio Jorge de Sousa; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de Mestrado intitulada Leitura de contos das obras “Literatura em minha casa”: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental objetiva ser uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de Literatura para uma turma do 9º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada no município de Santa Luzia do Pará, no nordeste paraense. Constitui-se de uma discussão acerca da importância da leitura da Literatura em sala de aula como uma experiência humanizadora, que deve ser desenvolvida na escola, especialmente nos primeiros anos de escolaridade dos alunos, e de uma experiência de leitura de contos a partir da metodologia intitulada de sequência básica desenvolvida por Rildo Cosson (2013), a qual é composta das seguintes fases: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo como corpus dois contos da “Coleção Literatura em Minha Casa”, a saber: “Negócio de menino com menina” (2001), de Ivan Ângelo e “Biruta” (2001), de Lygia Fagundes Telles, disponíveis no acervo da biblioteca da referida escola. Esse trabalho busca promover a leitura de contos em sala de aula na tentativa de possibilitar o letramento literário, além de aproximar os estudantes da citada coleção e, assim, formar leitores, haja vista que ela é pouco conhecida e pouco lida, enquanto opção de leitura da biblioteca. Essa pesquisa ancora-se no autor citado acima e em outros como Alfredo Bosi (1974), Antonio Candido (1995), Ezequiel Theodoro da Silva (1999), Fabio Lucas (1983), Maria Amélia Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Regina Zilberman (1991), e Walnice Nogueira Galvão (1983), no sentido de construir um arcabouço teórico necessário enquanto fundamentação dessa pesquisa. Ainda no que diz respeito à metodologia, houve a aplicação de um questionário inicial com o intuito de se estabelecer um diagnóstico acerca da leitura literária dos alunos na sala de aula para que fosse possível elaborar a proposta; em seguida ocorreu a aplicação e análise de uma atividade sobre conto, presente no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano adotado pela escola. Depois houve a aplicação das sequências básicas e, por fim, a aplicação e análise de um questionário final a fim de se avaliar os resultados, os quais foram considerados satisfatórios, de forma que essa metodologia mostrou-se um caminho possível e exitoso para o trabalho com o texto literário na sala de aula do Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de contos mediada pelo professor, em sala de aula, nos finais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2019-04-22) SILVA, Leliane de Cássia Gonçalves; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de Mestrado Leitura de contos mediada pelo professor, em sala de aula, nos anos finais do Ensino Fundamental consiste em uma proposta de intervenção pedagógica, na qual se apresenta uma experiência de formação leitora a partir da leitura e discussão de obras literárias com alunos de uma escola pública de Cametá, município do Estado do Pará. Pressupõe-se que com essa implementação seria possível torná-los cidadãos proficientes em leitura literária, isto é, leitores capazes de construir experiências, conhecimentos, conexões a partir da literatura e seu inerente processo de humanização, que corresponde ao reconhecimento da condição de ser humano, possibilitando-se, assim, sua educação literária. Esse trabalho resulta do reconhecimento, após o ingresso no curso de mestrado PROFLETRAS, do quase desaparecimento da leitura de obras literárias em sala de aula, especialmente nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), embora reflexões teóricas apontem suas significativas contribuições para nosso processo de humanização e visão crítica do mundo. A fim de verificar de maneira científica essa realidade empírica e os aspectos estruturais que nos levam a situar a leitura, compreensão e interpretação dos alunos partícipes deste projeto como uma preocupação a ser explorada, utilizamos, em uma turma de 9º ano um questionário com perguntas objetivas e subjetivas relacionadas a seus dados pessoais, à formação e profissão de seus pais e a respeito de suas práticas de leitura literária, para, a partir dessa amostragem, saber quem é esse público, qual tipo de contato já teria com a literatura e se, ao final desta ação, os resultados desse ensino seriam positivos para a proficiência em leitura literária. Os pressupostos sobre o ensino da leitura de literatura concentram-se em estudiosos brasileiros como Antonio Candido (1995), Ezequiel Theodoro (2008), Regina Zilberman (1991), Marisa Lajolo (2000), Rildo Cosson (2014, 2016) e Luzia de Maria (2016) além do teórico estrangeiro Tzvetan Todorov (2009). Optou-se ainda por uma proposta de intervenção baseada na teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1986) e a tentativa de subsidiar a experiência com a leitura literária nessa realidade empírica foi a partir da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2016), constituída por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, com algumas alterações, bem como o trabalho com leitura desenvolvido por Luzia de Maria (2016): para tal tivemos como corpus os contos “Restos do carnaval” e “Uma história de tanto amor”, da escritora Clarisse Lispector; e os contos “Zeus ou A menina e os óculos”, “Era uma vez” e “Velas. Por quem?”, da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros. Vivendo-se em uma sociedade que exige cada vez mais a compreensão da palavra escrita, as aulas foram pensadas de modo que nosso aluno da Educação Básica, mediados pelo professor, antes, durante e depois da leitura das obras literárias, tivesse seu lugar de fala preservado, não somente as ouvindo – em silêncio -, mas interagindo e experienciando a comunicação literária para um letramento para a cidadania.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de contos: uma experiência literária no ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-12-12) SANTOS, Nilson Fernandes dos; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de Mestrado intitulada Leitura de contos: uma experiência literária no Ensino Fundamental tem por objetivo promover o letramento literário em turmas de sétimo ano de uma escola estadual do referido nível de ensino, a qual tem alcançado níveis baixíssimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – e que se localiza na Ilha de Caratateua, distrito periférico da cidade de Belém do Pará, também conhecido como Ilha de Outeiro. Para tal, selecionamos cinco contos de três autores da Literatura, a saber, Felicidade Clandestina e A Bela e a Fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; Espelho meu e Sounds, de Maria Lúcia Medeiros; e Negrinha, de Monteiro Lobato. Como estratégia metodológica, adotamos a proposta de Cosson (2014) a qual se compõe pelas fases consecutivas da motivação, da introdução, da leitura e da interpretação. Para tanto, nosso trabalho se constitui de três seções nas quais discorremos sobre a base teórica que nos norteia quanto à leitura (literária), quanto ao letramento literário – dentre cujos autores consultados destacamos Antonio Candido, Regina Zilberman e Tereza Colomer – e quanto ao conto; sobre a caracterização do ambiente de pesquisa e a metodologia adotada, além de apresentarmos as propostas de intervenção aplicadas e a descrição e análise dos resultados, após a aplicação da pesquisa. Também apresentamos nos apêndices nossas propostas de leituras para cada um dos contos citados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-08-13) NASCIMENTO, Paulo Sérgio Maia do; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de Mestrado Profissional intitulada: Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º Ano do Ensino Fundamental, objetiva a promoção da leitura literária em uma turma do nono ano em uma escola pública da rede municipal do Ensino Fundamental, localizada na BR 316, no município de Ananindeua do estado do Pará. A partir das percepções das dificuldades que os alunos têm de compreender e interpretar poemas, buscou-se implemetar atividades com o intuito de, se não solucionar, amenizar essa problemática de leitura de textos do gênero poema. Com isso, pretendemos aprimorar a competência leitora dos alunos e proporporcionar-lhes a educação literária que vem cada vez mais perdendo o seu espaço nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental nas aulas de Português. Esse trabalho teve início com uma turma do oitavo ano do turno da manhã e prosseguiu, praticamente com os mesmos alunos, no nono ano no turno da tarde. Em relação à metodologia, seguimos, de forma adaptada, as estratégias de Cosson (2014, 2018) com a sua sequência básica para desenvolver as atividades pedagógicas: a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. Amparamo-nos também nas teorias de Thiollent (2011) para nortear motodologicamente a pesquisa-- acão nos aspectos quantitativos e qualitativo. Para embasarmos as nossas ideias sobre ensino de leitura da literatura, buscamos os conhecimentos dos seguintes escritores: Petit (2009), Lajolo (2002), Zilberman (1991), Zilberman e Silva (2008) e Todorov (2009); além de teóricos sobre leitura de poesia no espaço escolar, como Aristóteles (2008), Candido (1996, 2000,2006), Gebara (2002), Pinheiro (2018), Pilati (2018), Sorrenti (2013). E Selecionamos para a implementação das atividades seis poetas, sendo três considerados do cânone nacional e três poetas paraenses, conforme seguem com seus respectivos poemas escolhidos. Da literatura do cânone nacional: Mario Quintana, “O Adolescente” e “Bilhete”; Manuel Bandeira, “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Vou-me embora pra Pasárgada”; Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo” e “Mulher ao Espelho”. E do cânone paraense: Bruno de Menezes, “Poesia IV” e “Batuque”; Max Martins, “Ver-o-Peso” e “A Casa”; Olga Savary, “Narciso” e “Vida: Duelo de contrastes”.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-04-04) COIMBRA, Jorge Fernando do Nascimento; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A dissertação de Mestrado Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental tem como objetivo promover a leitura do texto literário em sala de aula por meio da sequência básica de letramento proposta por Cosson (2006) no livro Letramento literário: teoria e prática que é constituída de Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação cuja unidade de ensino será o texto narrativo (conto) de autores brasileiros da série Literatura em minha casa e outros regionais da autora paraense Maria Lúcia Medeiros. Para essa finalidade serão desenvolvidas atividades em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma instituição escolar da rede municipal da cidade de Maracanã-PA. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva de pesquisa-ação de caráter interpretativo e interventiva de base empírica (THIOLLENT, 1996), cuja relação entre pesquisador e pesquisados dar-se-á no ambiente de realização da pesquisa, visando à solução de um problema de forma cooperativa. O interesse pelo objeto de pesquisa se deu a partir de consulta aos livros didáticos, conversas informais com os professores de Língua Portuguesa da escola na qual desenvolvemos a pesquisa e acesso ao diário de classe dos mesmos docentes. Os trabalhos de (COSSON, 2006, 2010), (CEIA, 2002), (COLOMER, 2007), (REGINA ZILBERMAN, 1988), (ANTONIO CANDIDO, 1995) serviram como quadro teórico no qual vai surgir a importância de se trabalhar a literatura na escola bem como chamar atenção para se ter um professor de literatura, considerando que não é comum nos dias atuais ver nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental o trabalho efetivo com o texto literário. Assim fizemos uma proposta metodológica de trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental. Assim, estruturamos essa dissertação de Mestrado nos seguintes tópicos: O ensino de literatura no Ensino Fundamental, A formação do leitor e Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do texto literário brasileiro da Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2015-08-18) SANTOS, Denise Guiomar Franco Leal dos; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459Esta dissertação de Mestrado “Leitura do texto literário brasileiro da Amazônia paraense” está constituída de atividades de leitura, compreensão e interpretação de poemas e contos de escritores paraense dos séculos XIX e XX, destinadas aos alunos da terceira etapa do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade de diminuir as dificuldades de leitura apresentadas pela turma e permitir a discussão sobre questões universais da literatura. Para a elaboração das atividades de leitura nos pautamos em teóricos da literatura, a exemplo de Antonio Candido, Carlos Ceia, Wolfang Iser, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva e Rildo Cosson bem como de reflexões a respeito de escrita e oralidade a partir dos teóricos Claudemir Belintane e Claudia Riolfi. Na descrição das atividades de leitura propostas nesta dissertação, apresentamos os poemas e contos selecionados e seus respectivos autores; as atividades de leitura dos textos selecionados; o relato do procedimento realizado com a leitura de cada texto; e apresentamos também nossa leitura dos poemas e contos selecionados para esta dissertação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leituras de poemas: uma proposta para o Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2015-08-18) PIMENTEL, Edinaldo da Mota; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459O presente trabalho, intitulado Leitura de poemas: uma proposta para o ensino fundamental,é resultado das reflexões sobre o ensino da leitura literária no ambiente escolar e tem por finalidade a produção e o desenvolvimento de atividades de leitura assim como a análise dos resultados dessas atividades na sala de aula. As atividades desenvolvidas com poemas de autores do século XX, consagrados e não consagrados pelo cânone, destinam-se a alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Barbosa, localizada em um bairro periférico da cidade de Belém do Pará, e buscam, entre outras questões, despertar o interesse dos alunos pela leitura literária, fazendo com que a literatura cumpra seu papel formador na vida desses alunos, levando-os à descoberta de outras maneiras de compreender o mundo por meio do gênero poema. Para o alcance desses objetivos, consideramos necessário levantarmos algumas discussões sobre: a relevância da leitura literária para a formação humana, o modo como essa leitura tem sido desenvolvida na sala de aula bem como o trabalho com o poema. Essas discussões foram fundamentais para a criação de atividades pedagógicas, nas quais optamos pela utilização, com algumas adaptações, da estratégia metodológica criada por Cosson (2012), constituída pelas fases da motivação, da introdução, da leitura e da interpretação. Os resultados do desenvolvimento das atividades nas duas turmas do 7º ano do ensino fundamental da escola Mário Barbosa foram surpreendentes para um docente acostumado com a reprodução das atividades dos livros didáticos, e explicitaram a importância do redescobrimento da literatura não somente na vida dos alunos, mas, também, na vida do professor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2018-03-26) LISBOA, Maria Dilma de Carvalho; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A dissertação de Mestrado Profissional intitulada A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental configura-se em uma proposta de intervenção de ensino da leitura do texto literário para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada no município de Ananindeua, Pará. Nesta dissertação, objetivamos investigar quais são os entraves que impossibilitam que o texto literário se constitua em objeto mediador de conhecimento na escola, que estratégias podem ser mais eficazes para a realização de leituras mais produtivas e significativas na escola, objetivamos também verificar de que forma as abordagens de leitura apresentadas no livro didático Projeto Teláris: Português, 8º ano, utilizado pelos alunos investigados, podem interferir na sua compreensão leitora, propomos ainda um diálogo com a literatura angolana, por meio da leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela. Para fundamentação teórica deste estudo, apoiamo-nos em Rita Chaves (1984), Maria Aparecida Santilli (1985), Manuel Ferreira (1987), Regina Zilberman (1991), Marisa Lajolo (1993), Lajolo e Zilberman (1996), Ezequiel Theodoro da Silva (1996), Nilma Lino Gomes, (1999), Roberto Acízelo de Sousa (1999), Iris Amâncio (2008), Roger Chartier (2009), Carlos Augusto Melo (2009), Antoine Compagnon (2010), Maria Amélia Dalvi et al (2013), Miguel Arroyo (2013) e Rildo Cosson (2014). Como estratégia metodológica, fizemos uso dos dados do Ideb da escola pesquisada, os quais demonstraram o baixo desempenho leitor dos alunos. Depois, propomos aos alunos a realização de uma atividade de leitura, constante em Projeto Teláris: Português, 8º ano, essa atividade consiste num questionário sobre os fragmentos do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela. O resultado dessa análise serviu para a demonstrar que o modelo de leitura, apresentado no referido livro didático, não promove o letramento literário da turma. Em seguida, apresentamos proposta de leitura integral do romance As aventuras de Ngunga, após essa leitura, realizamos avaliação da compreensão leitora dos alunos, demonstrada por meio de uma atividade oral. Nas seis seções, nas quais foram divididas esta dissertação, tratamos dos fatores que contribuíram pra a construção do modelo de ensino de literatura que tem predominado na escola brasileira, discutimos sobre concepções de leitura e de como essas concepções entrelaçam-se ao ensino da leitura literária, refletimos sobre como a leitura literária pode ser um instrumento eficaz para implementação da lei 10.639/2003, apresentamos também discussão sobre a construção da identidade do professor, no contexto histórico da educação brasileira, sobre a importância da leitura literária como objeto de formação humana, análise do livro didático, Teláris: Português, 8º ano, e, por fim, apresentamos o projeto de intervenção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros: contribuições para o letramento literário no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-04-29) SILVA, Adenilza Nunes Soares da; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459O presente trabalho, intitulado “Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros: contribuições para o letramento literário no Ensino Fundamental”, é resultado de reflexões acerca do ensino da leitura literária no ambiente escolar e tem por finalidade o desenvolvimento de leitura de literatura, bem como a análise dos resultados das atividades em sala de aula, por meio de uma proposta direcionada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, localizada no município de São Miguel do Guamá-PA. Para tanto, foi escolhido o livro de contos Zeus ou a menina e os óculos (1988) da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros. Por meio de uma metodologia composta por quatro módulos (motivação, introdução, leitura e interpretação), baseada na obra de Cosson (2009), foi possível garantir a participação ativa dos alunos nas discussões relacionadas a leituras de quatro contos da obra escolhida. Das mediações feitas em sala de aula, obtivemos como resultado comentários orais e produção escrita feitos pelos alunos, que se identificaram com o conteúdo narrado chegando assim à interpretação. As discussões teóricas atreladas a essa proposta do PROFLETRAS envolvem a formação de leitura literária e letramento literário de professor e aluno, as quais servirão de reflexões sobre a prática docente. Diante disso, a argumentação traz os estudos de AZEVEDO (1986), ZILBERMAN (1991), LAJOLO (1996), CANDIDO (2011) e COSSON (2014), entre outros, a fim de contribuir para que as atividades com a leitura de textos literários auxiliem o professor na formação de leitores.
