Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2390
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB por Orientadores "LOBATO, Bruno Lopes Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Viabilidade e eficácia da telerreabilitação e da cartilha de exercícios para pessoas com doença de Parkinson residentes em uma região da Amazônia brasileira: um ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Pará, 2023-12) RAMOS, Luciana Fernandes Pastana; YAMADA, Elizabeth Sumi; http://lattes.cnpq.br/7240314827308306; LOBATO, Bruno Lopes SantosA doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva, e o tratamento atual envolve intervenção farmacológica e fisioterapia. A telerreabilitação, que abrange apoio e orientação remota para pacientes em reabilitação, pode potencialmente melhorar o acesso aos serviços de fisioterapia para pessoas com doença de Parkinson, especialmente aquelas que enfrentam barreiras geográficas aos cuidados de saúde. O objetivo principal deste estudo foi avaliar a viabilidade e eficácia de um programa de telerreabilitação para pessoas com doença de Parkinson que vivem em uma comunidade da Amazônia brasileira. Realizamos um ensaio clínico randomizado, de grupo paralelo, unicêntrico, cego, envolvendo 19 participantes com diagnóstico de doença de Parkinson de Belém, Brasil. Os participantes foram designados para um programa individual de telerreabilitação de 4 semanas ou um programa de exercícios baseado em cartilha (grupo controle). As avaliações foram realizadas antes da intervenção, imediatamente após a intervenção e 4 semanas após o término da intervenção. Mostramos que nosso programa de telerreabilitação teve alta adesão entre os pacientes, com efeitos adversos mínimos. Tanto a telerreabilitação quanto a orientação da cartilha reduziram o tempo para realização do teste Timed Up and Go. Concluindo, nosso programa de telerreabilitação e de cartilha de exercícios foi viável e eficaz para pessoas com doença de Parkinson no cenário amazônico. Este ensaio foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) sob o identificador: RBR-6sz837s.
