Dissertações em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (Mestrado) - PPGSAS/ICS
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10373
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Navegando Dissertações em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (Mestrado) - PPGSAS/ICS por Orientadores "NASCIMENTO, Liliane Silva do"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A implementação da política nacional de promoção da saúde na atenção primária sob a perspectiva de profissionais de saúde(Universidade Federal do Pará, 2018-09-04) EUCLIDES, Kelly Lene Lopes Calderaro; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081A promoção de saúde prevê o envolvimento de todos os atores do fazer e ser saúde, de modo a serem protagonistas e partícipes ativos da concretização e continuidade no cuidado. Traz novo olhar que envolve aspectos políticos, sociais, éticos, culturais, espirituais, para garantir a saúde de forma universal, equânime e integral. A implementação da política na atenção primária incide em mudanças de conduta no tratamento dos usuários, através de ações que alcancem a plenitude do cuidado do indivíduo e suas famílias, considerando os determinantes sociais de saúde que compõem este universo.Este estudo buscou compreender a implementação da Política Nacional de Promoção de Saúde na atenção primária, sob a perspectiva dos profissionais que atuam nesta porta de entrada do Sistema Único de Saúde, através de estudo qualitativo exploratório, na cidade de Benevides. Realizou-se estudo piloto em 2017 para validar o instrumento de pesquisa, cujos resultados estão no artigo 01. Em 2018, as coletas de dados realizadas por entrevista de profissionais sorteados aleatoriamente na cidade de Benevides objetivaram compreender como se deu na atenção primária do município a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde - PNAPS.Os profissionais entrevistados revelaram que são conhecedores dapolítica superficialmente e procuram executá-la ao realizar ações dentro da rotina das unidades, demonstrando confundimento da política com as agendas do Ministério da Saúde.Percebe-se que na atenção primária faz-se essencial a ação coletiva vinculada a razoes de territorialidade e conhecimento das necessidades individuais e coletivas da população assistida. Sendo todosprotagonistas para a produção de saúde. Recomenda-se que o cuidado a saúde não se limite ao cumprimento de agenda e/ou assistencialismo.Desse modo, é urgente a real mudança da práxis e paradigmas dos modelos de atenção à atenção a saúde, destacandose a importância da intersetorialidade e trabalho multiprofissional, na lógica da totalidade da promoção da saúde, seus conceitos e funcionamento, que devem ser capilarizados aos profissionais e fazedores do SUS em todas as suas atividades e níveis de atuação e/ou gerenciamento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepções, vivências e perspectivas de professores sobre o Programa Saúde na Escola(Universidade Federal do Pará, 2019-04-25) PEREIRA, Fabrício Moraes; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081A saúde na escola é tema de discussões relevantes no tocante à promoção da saúde. A partir de reflexões acerca da intersetorialidade, revisão de literatura e pesquisa em campo, este estudo objetiva compreender as ações resultantes do Programa Saúde na Escola em escolas públicas municipais de Belém, Pará, pela perspectiva dos professores. Trata-se de estudo descritivo-observacional, com análise de entrevistas com 22 professores da educação básica pública municipal. A pesquisa de campo ocorreu no período de abril a junho de 2018. Foi realizada análise de conteúdo, proposta por Bardin, gerando quatro unidades temáticas: Avaliação do PSE no contexto das escolas municipais de Belém; Os determinantes sociais de saúde e a comunidade escolar; Professor da educação básica: inerente educador em saúde; A indissociabilidade do cuidar no binômio saúde-educação. Dos entrevistados, metade desconhecia o programa ou o seu funcionamento. Observou-se diferentes modos de interação entre os realizadores das ações do programa, desde os pontuais e ineficientes ao mais contextualizados e integrativos. O estudo dos determinantes sociais de saúde se fazem necessários para compreender os processos e necessidades destas ações no âmbito escolar municipal, com destaque para questões de saneamento básico, insegurança alimentar, violência e drogas. Destaca-se a necessidade de autorreconhecimento do professor enquanto educador em saúde, a fim de inseri-los na construção da promoção de saúde em suas práticas pedagógicas. A articulação da escola com a comunidade escolar pode servir de insumo para maior integração e estimulação das práticas de controle social. Compreende-se a existência de desafios a serem superados através da concretude da intersetorialidade: os efeitos arraigados do modelo biomédico, as distorções da concepção de promoção de saúde, a necessidade de melhor entendimento e aplicação da intersetorialidade, a conciliação das agendas, a fragmentação das ações em saúde, a valorização profissional de ambos os setores e melhor qualidade na comunicação e troca de informações interprofissionais.
