Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por Orientadores "ESTEVES, Carlos Leandro da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ecos de São Domingos: as contribuições decoloniais para uma revolução contra a colonialidade epistêmica no Ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2024-08-31) LUZ, Maycon Jordan Portugal Favacho da; ESTEVES, Carlos Leandro da SilvaO presente trabalho buscou analisar e explicar a problemática do porquê a Revolução Haitiana ser trabalhada no 8º ano do Ensino Fundamental como apêndice da Revolução Francesa. Nosso principal aporte teórico foi a perspectiva decolonial, tomando como ponto de partida o conceito de “colonialidade”, objetivando apresentar os percursos da “colonização epistêmica” no ensino de História, tendo como metodologia de pesquisa análises das discussões bibliográficas referentes às formações de professores, direcionadas ao quadripartismo francês, extremamente eurocêntricas; averiguamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das habilidades e competências; realizamos uma análise referente a nossa problemática nos livros didáticos do PNLD 2020-2024; já no espaço de pesquisa, na escola Barão de Igarapé Miri, coletamos dados por meio da “etnografia em sala de aula” e da aplicação de questionários na turma 803. Como produto da dissertação, propusemos a construção de narrativas históricas mediante oficinas, que analisaram fontes históricas dos Ecos da Revolução Haitiana no Brasil, objetivando confeccionar, ao final das produções, uma pequena história em quadrinhos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e Direitos Humanos: a história de gênero na perspectiva interseccional e a luta da mulher negra por direitos(Universidade Federal do Pará, 2021-12-20) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377O presente trabalho objetiva discutir como os direitos humanos podem ser trabalhados no ensino de história a partir do problema de gênero pelo viés interseccional. Partimos da hipótese de que há uma cultura histórica que desconhece a importância dos direitos como parâmetro de cidadania, como também, persiste em uma “tradição patriarcal” que legitima a cultura machista. Metodologicamente, utilizaremos a teoria da história para embasar nossa pesquisa, a partir dos conceitos de consciência histórica e cultura histórica, para, assim, identificarmos o conhecimento histórico dos estudantes. O recorte temático versará sobre a questão da interseccionalidade, considerando uma abordagem pontual sobre gênero, classe e raça na perspectiva do ensino de história. Para isso, executamos oficinas temáticas sobre a luta das mulheres negras por direitos, para assim, conjuntamente aos alunos pensarmos o produto. Ao final da pesquisa, o produto pensado, em formato HQ, servirá de suporte didático para as escolas e o ensino de história, por possuir uma linguagem acessível à educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História em sons e imagens: patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu(Universidade Federal do Pará, 2021-12-28) SOUZA, Manoel de Jesus Manito de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377Esta dissertação intitulada o ensino de História em sons e imagens: patrimônio histórico, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu, dentro da linha de pesquisa, saberes históricos em diferentes espaços da memória, metodologicamente foi realizada com a participação direta de alunos do 9º ano da escola Cônego Calado do período da manhã os 2020, os quais participaram fazendo as oficinas preparatórias para pesquisa sobre a base aérea, elaborando indagações e fazendo entrevistas juntamente com este professor pesquisador que foi o coordenador-geral deste trabalho desde a preparação e aplicação das oficinas, dos questionários, da filmagem e edição do produto desta dissertação que é um vídeo documentário com o mesmo título da dissertação (disponível online no domínio https://youtu.be/aIUG3VIzVpk) e o trabalho foi feito ainda mediante um conjunto de entrevistas com moradores antigos e hodiernos de Igarapé-Açu para levantarmos informações sobre o nosso objeto de pesquisa, à base aérea, fizemos pesquisas bibliográficas sobre o tema e pesquisas em jornais do período da Segunda Guerra em Belém, e filmamos a base aérea. Os objetivos desta pesquisa com alunos era conhecermos a história da base aérea de Igarapé-Açu, remanescente da Segunda Guerra Mundial e pensar formas de instrumentalizar este bem cultural nas aulas de História, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e participativa que levasse os alunos do 9°ano a pensar criticamente sobre os bens histórico-culturais de sua cidade, bem como perceber que na sua localidade se fez e se faz história, também objetivamos produzir um documentário de 28 minutos sobre a base aérea de Igarapé-Açu, filmando o local e entrevistando idosos que conviveram com aquele espaço enquanto ele era ativo e entrevistando também outros pesquisadores que já produziram conhecimento sobre a base aérea ou as manifestações da Segunda Guerra Mundial em Igarapé-Açu. Como fontes utilizamos entrevistas orais e escritas por meio de dezenas de questionários distribuídos em diferentes geografias da cidade de Igarapé-Açu e para diferentes pessoas, consultas a jornais impressos da época da Segunda Guerra, consulta ao Comando da Aeronáutica em Belém e outras fontes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial(Universidade Federal do Pará, 2019-01-29) ARAÚJO, Plínio Sá de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377A proposta dissertativa está pautada na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, do Mestrado Profissional de Ensino de História (PROFHISTÓRIA). O corpo dissertativo está dividido em quatro capítulos que se inter-relacionam objetivando a metodização de práticas de ensino de história, usando as histórias em quadrinhos como gênero literário capaz de narrar histórias de longa duração. Para tal, o trabalho pauta-se no diálogo entre características da semiótica, própria das histórias em quadrinhos, combinadas a proposições da teoria da história como narrativa histórica, consciência histórica e aprendizagem histórica. A realização desse diálogo está aliada a debates e oficinas de pesquisa realizada na Escola Ruth dos Santos Almeida, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no recorte historiográfico que antecede e inicia a Ditadura Civil-Militar, em Belém de 1964. O resultado do debate dessas proposições apresenta como produto uma HQ.
