Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por Orientadores "KETTLE, Wesley Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contos de rios: memórias sobre as águas e o ensino de História em Santa Izabel do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-12-15) RIBEIRO, Ligia Mara Barros; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente estudo aborda a perspectiva ambiental com destaque para os rios nas aulas de história. Tem por objetivo analisar a percepção dos alunos sobre a relação entre os rios Izabelense, Jordão e Caraparu e a história de Santa Izabel do Pará, seguindo os embasamentos teóricos propostos pelo campo da história ambiental. Para tanto, utilizamos da história oral como metodologia para produzir as memórias ambientais izabelenses a partir das falas dos moradores antigos e que, por meio destas, os alunos conheçam os usos, experiências e práticas sociais vivenciadas entre os sujeitos e os rios, ao mesmo tempo em que analisaram as obras existentes sobre a história da cidade, para que entendessem o que esses autores falavam sobre os rios e a natureza ou se não falavam sobre eles. Como produto desta dissertação foi feito, então, o e-book “Contos de Rios: histórias izabelenses” no qual os alunos em sua escrita e ilustração dos contos utilizaram as memórias ambientais amealhadas e com o auxílio das informações presentes nas obras analisadas apontaram os espaços que consideravam significativos para a história do lugar e assim escreveram seus textos que apresentam novas narrativas sobre Santa Izabel do Pará, agora incluindo os rios. Com isso, os alunos refletiram sobre as questões e crises ambientais existente no local, protagonizando a produção do conhecimento e, com o domínio deste, desenvolveram sua consciência ambiental, sendo críticos dos problemas do presente em relação à água e aos rios, podendo exercitar a sua cidadania a partir das questões refletidas nas suas aulas de História.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e natureza: mapa digital dos impactos ambientais na Amazônia durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)(Universidade Federal do Pará, 2025-09-11) SEABRA, Ivo Augusto Moura; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700; FONTES, Edilza Joana Oliveira; MARTINEZ, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/9447513031256372; http://lattes.cnpq.br/3335180359277392; https://orcid.org/0009-0001-9829-3504; https://orcid.org/0000-0001-8662-0371O período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um momento histórico marcado pelo controle das liberdades sociais e pela construção de um projeto de modernização conservadora com apoio de grupos civis. Na Amazônia, o projeto militar consolidou-se com a instalação de Grandes Projetos (GPs) visando explorar as potencialidades da natureza. Naquela época, a natureza foi compreendida como recurso natural por representantes do Governo Federal e setores ligados aos interesses privados. Este trabalho pretende discutir os impactos ambientais como resultado da instalação dos grandes projetos na Amazônia e percebê-los como um tema relevante para o ensino de história. A pesquisa se propõe a produzir um mapa digital que auxilie estudantes e professores no entendimento dos efeitos ambientais da ação civil-militar na Amazônia durante a vigência da ditadura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Este rio é mais que minha rua: a história contada através do Rio Paracauari, uma experiência de ensino de História em Salvaterra – Marajó/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-12-22) OLIVEIRA, Ana Vieira de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700A pesquisa se propôs a colocar em prática uma metodologia de ensinar história através dos rios, analisando as conexões entre a história das primeiras civilizações humanas que se organizaram nas margens dos rios e as vivências dos alunos do sexto ano do ensino fundamental da escola Oscarina Santos, localizada no município paraense de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, considerando o conhecimento e a experiência desses estudantes a respeito do rio Paracauari. Como resultado dessa pesquisa, produzimos um plano de ensino anual, para introdução do meio ambiente nas aulas de história, que contempla as 60h/aula distribuídas em 40 dias letivos referente a um ano letivo para turmas de sexto ano. Esse plano é subdividido em planos de aula, sequências didáticas e atividades. Nosso público-alvo são os educadores de história que desejem introduzir história ambiental em suas aulas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Museu Parque Seringal: proposta no ensino de História e natureza(Universidade Federal do Pará, 2021-12-29) CONCEIÇÃO, Ana Maria da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho faz um estudo sobre o conjunto patrimonial do Museu Parque Seringal, em Ananindeua/PA, como um espaço que colabora para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a contextualizar a relação entre passado e presente da história do município para a construção de saberes históricos que considerem a natureza como fonte de aprendizado da disciplina História. Apresenta se aqui resultados de um trabalho de campo que envolveu alunos do ensino fundamental da E. E. E. F. “Cândido Horácio Evelin” da rede pública de ensino. O objetivo é lançar novos olhares sobre o parque a fim de repens ar como aquele local contribui para o ensino de História, utilizando as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 9° Ano e também os conhecimentos prévios da comunidade no entorno do parque. Pretendeu se demonstrar que os museus são espaços viv os e lugares de memória que dialogam com o nosso presente e que guardam as suas especificidades e que, portanto, devem ser preservados dentro de uma perspectiva interdisciplinar que implica as relações entre memória, história e natureza contidas no espaço que resguarda árvores de seringa ( Hevea brasiliensis ). O produto educacional associado a essa pesquisa é um folder que auxiliará futuras visitas guiadas ao Museu. O folder possui orientações, uma galeria de fotos, hiperlinks e QR Code que tornam a experiên cia mais interativa e imersiva e poderá ser de uso de professores, alunos e do público em geral.
