Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por Orientadores "LOPES, Siméia de Nazaré"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-11-25) OLIVEIRA, Brenda Cardoso de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; orcid logo https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Este trabalho tem, como objetivo, entender como o ensino de História pode contribuir para o debate sobre as identidades negras com alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais, a partir da trajetória histórica das mulheres negras. Para isto, embasa-se teoricamente nas refle-xões do feminismo negro, na decolonialidade e na Educação para as Relações Étnico Raciais. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação e rea-lizada em escola da rede de ensino privado, localizada no município de Ananindeua, com alunos e alunas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, durante a prática escolar do ensino de História. Foram utilizados, como fontes para a pesquisa, os materiais didáticos da instituição, os conteúdos de História do Ensino Fundamental – anos finais– segundo a BNCC, bem como as imagens e as representações contidas nos livros didáticos. Como resultado, foi verificado que há poucas análises em relação ao debate racial e à promoção de identidades negras positi-vas, principalmente em relação ao protagonismo histórico das mulheres negras. Para reverter esta problemática, foram propostas, como produto educacional, sequências didáticas no Ensino de História, desenvolvidas com os alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais–, que protagonizaram o debate racial, de gênero e de classe a partir da trajetória histórica das mulheres negras. O objetivo do produto educacional é contribuir para os debates sobre as identidades negras positivas e, assim, possibilitar aos estudantes negros e negras, o (re)conhecimento de seu pertencimento histórico, racial, social e cultural, e, para os não-negros(as), estimular uma postura crítica em relação à prática racista e fomentar ações antirracistas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e educação patrimonial no trato com as relações étnico-raciais no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2020-12-11) MOREIRA, Catarina da Silva; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509Educar as relações étnico-raciais no ambiente escolar é uma forma de cooperar com o exercício da cidadania de forma ampla. E, nesta tarefa, o ensino de história contribui com a formação de cidadãos capazes de exercitar a cidadania e colaborar para sua manutenção e ampliação. Nessa perspectiva, a dissertação intitulada “Ensino de História e Educação Patrimonial no trato com as Relações Étnico-raciais no Ambiente Escolar” procura conhecer os processos de sociabilidades entre estudantes no ambiente da Escola E.E.F.M Dr. Pádua Costa, em Santa Bárbara do Pará, investigando quais os preconceitos que envolvem as relações étnico-raciais e seus efeitos na vida escolar dos estudantes. A metodologia usada para pesquisa foi a etnografia escolar e pesquisa-ação, cujos resultados apontaram formas de preconceitos étnico-raciais envolvendo as sociabilidades no ambiente escolar em estudo, as quais estão ligadas a origem étnica e social dos estudantes. Pesquisas sobre essa temática no campo da educação e da psicologia, evidenciaram que as situações de preconceitos étnicoraciais, provocam afetações negativas sobre a autoestima e identidade dos sujeitos. Diante dos resultados, apresenta-se uma proposta de ensino de história com educação patrimonial, buscando conhecer e reconhecer as referências patrimoniais e memórias de matrizes afrobrasileiras, indígenas, caboclas, rurais e ribeirinhas que circulam no cotidiano escolar e no seu entorno. Por meio da tal prática pedagógica, pretende-se cooperar com a educação das relações étnico-raciais como forma de superação de preconceitos no ambiente escolar. Como produto desta experiência didática, foi desenvolvido um vídeo e um podcast sobre as referências patrimoniais e memórias que circulam no cotidiano escolar e seu entorno.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História, feminismo negro e educação antirracista: vivências de Professoras negras em São Miguel do Guamá, Pará (2019 a 2022)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) NASCIMENTO, Vânia Albuquerque do; LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto; http://lattes.cnpq.br/0040917069487308; https://orcid.org/0000-0002-8396-0618; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251; https://orcid.org/0000-0002-8396-0618Este estudo discute ensino de história, feminismo negro e educação antirracista, a partir de práticas e vivências de professoras autodeclaradas negras que lecionam o Componente Curricular de História da Educação Básica de São Miguel do Guamá, Pará. Baseou-se nas contribuições de intelectuais negras, especialmente da obra Escrevivências de Conceição Evaristo que permitiu reflexões sobre o ensino de história e a prática docente com foco nas discussões que articulam ensino, raça e gênero. Apresentam-se aqui os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, esta última resultante da aplicação de entrevistas e questionários com professoras do Ensino Fundamental – Anos Finais de escolas públicas do referido município. Fomentar o ensino de História voltado para uma perspectiva antirracista dentro das escolas do interior da Amazônia, propicia o protagonismo de vivências e conhecimentos de professoras negras como um dispositivo que questiona padrões normativos de poder. Concluímos, portanto, que as narrativas apresentadas contribuíram para a desconstrução das ausências, trazendo para o centro do diálogo professoras negras, confrontando a narrativa hegemônica ao reconstruir outras histórias numa perspectiva decolonial e interseccional de raça, gênero e classe e na compreensão do desenvolvimento de negritudes na Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Novo Ensino Médio e o ensino de História: experiências, desafios e possibilidades(Universidade Federal do Pará, 2024-11-12) SANTOS, Cléber Diego Souza dos; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251O ensino de História, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), tem sido alvo de intensas investigações acadêmicas e pedagógicas no Brasil, devido às mudanças propostas pela reforma educacional exigida pela Lei nº 13.415/2017. Essa reforma reorganizou o currículo escolar, introduzindo os itinerários formativos e maior flexibilidade na estrutura do Ensino Médio. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta a repercussão gerada no meio acadêmico e na sociedade civil após a aprovação da MP 746/2016 e da Lei 13.415/2017, compara as experiências da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em escolas públicas e privadas de Belém, apresenta de forma mais específica a experiência da implementação do NEM na escola CESEP. Ademais, dentro do espaço da escola CESEP, mostra a percepção de alunos e professores sobre o Ensino de História após as várias mudanças nas diretrizes curriculares. Por fim, adentrando no chamado ciberespaço, apresenta o podcast como instrumento propositivo para o Ensino de História, debate sobre as novas diretrizes, os relatos de experiências, as possibilidades e os desafios dentro do atual contexto do Ensino Médio brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A produção imagética para refletir a História regional no ensino de História: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes(Universidade Federal do Pará, 2025-01-16) SÁ, Paulo Sérgio Alves de; Elane Cristina Rodrigues; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251; GOMES, Elane Cristina Rodrigues; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9194288615722659; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0003-1032-9734; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O conhecimento histórico construído em sala de aula e fora dela é crucial para o desenvolvimento intelectual de alunos e alunas que, por meio dele, serão capazes de aprofundarem a compreensão histórica da realidade em que se encontram e agir de maneira mais firme e decisiva, fazendo escolhas que afetam a si e à sociedade onde estão inseridos. Nessa perspectiva, a dissertação intitulada “A produção imagética para refletir a História regional no ensino de história: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes”, visa ampliar a discussão em torno da história regional, buscando aproximar alunos e alunas dessa temática, criando condições para o protagonismo na produção de saber histórico, de forma que esteja relacionado a vida cotidiana e que, portanto, faça sentido ensinar e aprender história. Esses elementos têm como um de seus aportes teóricos os conceitos de consciência histórica, narrativa e cultura histórica de Rüsen e Cerri. Dessa forma, de três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, no Pará, discutirão e apresentarão suas visões acerca do tema Cabanagem, utilizando-se, para isso, a linguagem dos memes que é tão peculiar, que faz parte do seu cotidiano e que apresentam enorme potencial de produção de narrativas históricas. A metodologia utilizada para esse trabalho tem como referência a aula-oficina de Barca, Ramos e Antunes, visando a produção de saber a partir dos conhecimentos prévios dos discentes. Os resultados alcançados são a base para a elaboração de um livreto, que acrescente elementos ao livro didático já utilizado cotidianamente em sala de aula e ofereça alternativas na divulgação da história regional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Temporalidades, anacronismo e ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2019-02-29) CRUZ, Edgar Cabral Viegas Borges da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como as noções de temporalidade e os anacronismos podem e devem ser explorados como importantes ferramentas aplicadas na didática da história, facilitando a compreensão das temáticas abordadas na relação de ensino-aprendizado, bem como na elaboração de conceitos, buscando através da observação participante e dos diálogos travados com a comunidade escolar, nas figuras de professores e alunos, elaborar como produto final workshop e um conjunto de práticas voltadas a atribuir aos professores know-how e servir como materiais de suporte para os professores de história da educação básica no sentido de trabalharem como agentes multiplicadores das ideias desenvolvidas.
