Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por Orientadores "MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Centro Histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2019-01-29) MARTINS, Lourdes Machado; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993A dissertação Centro histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula, tem como objetivo desenvolver uma proposição didática, para ensinar história a partir de fontes patrimoniais, incorporando o uso do patrimônio histórico local. O experimento desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rui Barbosa, localizada na Rua Joaquim Távora, 408 no bairro da Cidade Velha. Para esta pesquisa foi selecionado dois monumentos do Centro Histórico de Belém: o Forte do castelo e a Praça Frei Caetano Brandão, como espaço para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em interface com a história local. O resultado foi considerado positivo, pois, observou-se um envolvimento muito grande dos alunos com as tarefas propostas, fato que favoreceu a aprendizagem dos mesmos. Como produto educacional da dissertação o terceiro capítulo apresenta o pari passu da preposição didática que se propõe a ser utilizado no ensino de história em diferentes séries e níveis de ensino. A didática de história utilizada prevê um percurso metodológico no qual o professor será o interlocutor em diálogo com os estudantes, pois é ele que vai apresentar aos alunos as fontes que serão utilizadas, assim como, orientá-los na construção de reflexões acerca do patrimônio histórico, cujo objetivo principal é estimular a construção do conhecimento histórico em diferentes espaços da memória. Os alunos por sua vez, serão agentes desta pesquisa, visto que terão a oportunidade de analisar diretamente as fontes e, em diversos momentos eles serão os interlocutores através das respostas que encontrarão no cruzamento das fontes a cada questão apresentada, cujo objetivo é aproximar os alunos da história local por meio do contato direto com as fontes e com temas locais. O projeto foi refletido teoricamente nos debates e nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, destacando-se a didática rüseniana em interação epistemológica com os debates sobre a educação patrimonial. O estudo do centro histórico na perspectiva da educação patrimonial é o produto educacional como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de História - Icoaraci – Pa(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) PEIXOTO, Williomar de Souza; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Essa dissertação carrega como tema principal o diálogo entre a Educação Patrimonial e a História local no ensino de História no intuito de contribuir para a pesquisa científica acerca da didática da História. Ela busca caminhos que possam levar os discentes a um conhecimento histórico, de fato, significativo. Para isto, direcionou-se em demonstrar a importância do trato por parte do ensino de História com temas de história local e patrimônio, haja vista, a importante ligação que estes guardam com a perspectiva do desenvolvimento das identidades e do sentimento de pertença dos alunos. Por meio de um projeto de intervenção realizado com alunos do 9º ano do Colégio Interativo, no distrito de Icoaraci (Belém-PA), apresentamos uma sequência didática dentro destes campos de pesquisa acima citados. Nesse sentido, foram utilizadas principalmente fontes orais, oriundas da produção de memórias de parte dos moradores do distrito de Icoaraci, e consecutivamente o registro de imagens fotográficas dos espaços e práticas elencados nestes relatos de memória. Tal prática objetivou colocar o aluno como protagonista da pesquisa, propiciando-lhe apreender um passado de seu lugar que para ele antes estava silenciado, o ajudando a obter noções de um tempo repleto de rupturas e permanências no presente. A produção é um meio de ampliação do debate sobre o ensino patrimonial, e da pesquisa em ensino de História a partir dos usos dos diferentes espaços de memória como fonte de análise. O trabalho sugere ainda o debate existente sobre às definições e usos dos patrimônios culturais, suas finalidades e a quais projetos de sociedade eles atendem. O resultado material desse projeto configura-se num produto em formato de sequência didática, sistematizando a proposta de ensino patrimonial aqui realizada, tendo como alvo principal professores da rede básica de ensino, bem como o acervo de imagens produzidas pelos alunos, além do próprio banco de dados que organiza os apontamentos sobre lugares, costumes, práticas locais oriundas da memória dos mais velhos e dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma construção de conhecimento histórico e educação com o patrimônio material no Museu Memorial da Balaiada(Universidade Federal do Pará, 2020-09-25) DUARTE, Rosângela de Oliveira; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho estuda as possibilidades de usos dos objetos musealizados e do patrimônio edificado, as ruínas de um forte do século XIX, esculturas e monumento a D. de Caxias do Museu Memorial da Balaiada, em Caxias MA, como recursos didáticos nas aulas de História para a construção de saberes históricos com base na associação do ensino à pesquisa com fontes documentais. O museu é compreendido, nesta dissertação, como espaço de produção de conhecimento, representação e silenciamento de memórias. O objetivo foi analisar as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 3° Ano do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, sediado em Timon MA, com base em uma aula visita ao Museu Memorial da Balaiada. Com base na oficina de preparação dos alunos para a aula visita, da visitação e dos conhecimentos prévios dos alunos, discutiram-se noções sobre memória, história, patrimônio e museu, buscando fazer com que os alunos vissem os objetos como documento de investigação histórica e o museu como espaço de disputas de memórias. Como resultado da pesquisa, foi construído como produto um site do Museu memorial da Balaiada para uso de professores e alunos. O site possui orientações metodológicas para os docentes, galeria de fotos, histórico do museu, resumo sobre a Balaiada e o museu virtual para a visitação em 360º disponível em http://www.memorialvirtual.com.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e a História Local: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de estudantes da Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-10-31) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este estudo discute ensino de história, história local e as possibilidades dessa ferramenta de ensino para a aprendizagem histórica de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EEEFM Manoel Sabino da Silva na Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará. Utilizamos como metodologia as contribuições da História Oral e da Pesquisa-Ação que permitiram realizar reflexões sobre a prática docente a partir das vivências escolares e de vida desses estudantes. Apresentamos aqui os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, esta última resultante da aplicação de questionários e entrevistas com moradores da Vila de Nazaré do Fugido. Concluímos que aproximar os elementos pertencentes à ciência histórica ao ensino de história, a história local assume um papel importante enquanto metodologia e estratégia pedagógica a serviço da formação da consciência histórica nos estudantes. Desse modo, a história local adquire uma função prática de dar identidade aos sujeitos e fornecer à realidade em que eles vivem uma dimensão temporal, uma orientação que pode guiar a ação, intencionalmente, por meio da mediação da memória histórica.
