Navegando por Orientadores "MARTINS, France Fraiha"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino da síntese de proteínas: construindo conhecimentos socialmente relevantes(Universidade Federal do Pará, 2017-10-11) MACHADO, Cleide Renata da Silva; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996Esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, que se baseia em minhas experiências de ensino com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual da rede pública de ensino, vividos durante o minicurso, no contexto de uma sequência didática, desenvolvido nos espaços pedagógicos do laboratório de informática e do laboratório multidisciplinar, com o objetivo de investigar em que termos práticas de ensino de Biologia, que privilegiam as tecnologias digitais e a participação ativa dos estudantes, contribuem para construção de conhecimentos socialmente relevantes. Foram oito os sujeitos que participaram desta pesquisa, os quais foram eleitos a partir dos seguintes critérios: a assiduidade em todos os encontros do minicurso e a produção de informações significativas referentes à pergunta de pesquisa e aos objetivos traçados. Como instrumento investigativo, fiz uso de questionário para obter informações sobre a afinidade dos participantes com o tema em estudo e com o uso das tecnologias, além do questionário também utilizei um diário, onde foram registradas minhas percepções e reflexões a respeito desta pesquisa; e os registros em áudio e vídeo. Com intenção de produzir novas compreensões sobre o fenômeno investigado, lanço mão da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise do material empírico. Após realizar intensas leituras e me impregnar do material empírico, tais análises permitiram a construção de dois eixos temáticos de análise: Estudando síntese de proteína: produção de significados discentes e O ensino da síntese proteica visando o conhecimento socialmente relevante. Os resultados demonstram que os estudantes não estão satisfeitos diante das práticas vivenciadas nas instituições de ensino, manifestaram necessidade de ampliar suas perspectivas de estudo por meio da atribuição de significado aos conteúdos estudados. A tecnologia, por meio do uso da internet, estimulou os estudantes a ir em busca de elementos capazes de possibilitar a construção de seu conhecimento, permitindo a responsabilização por sua aprendizagem. Apesar das potencialidades dessa ferramenta, os estudantes manifestaram que ela é pouco utilizada nas escolas. Os estudantes também apontaram que a pesquisa aliada a momentos de discussões possibilitou o estabelecimento entre conhecimentos cotidianos e conhecimentos científicos, auxiliando no entendimento de novos conceitos e na resolução de problemas vivenciados em seu cotidiano. Essa proposta torna-se eficiente e potencialmente válida por promover discussão e reflexão sobre questões sociais, oportunizar a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, além de contribuir para a tomada de atitude dos estudantes. Como contribuição deste estudo para a sociedade, será disponibilizado um vídeo, que apresenta recortes das filmagens feitas no decorrer do desenvolvimento da sequência didática, com o objetivo de oferecer aos professores de Biologia novas formas de ensinar e aprender síntese de proteínas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas investigativas e webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício(Universidade Federal do Pará, 2017-05-11) ARAÚJO, Maria José Lopes de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014A investigação em foco aconteceu no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Marabá (PA). Esta pesquisa qualitativa (DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008) na modalidade narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), se baseia nas experiências formativas de professores quando envolvidos em momentos que privilegiam a tríade Tratamento da Informação - Práticas investigativas - Tecnologias digitais para lidar com o ensino sobre as noções básicas de estatística. Busco responder à questão de pesquisa: Em que termos práticas investigativas utilizando Webquest contribuem para a formação docente no âmbito do ensino nos anos iniciais sobre Tratamento da Informação? Objetivo, na condição de professora, formadora e pesquisadora, investigar o ensino sobre Tratamento da Informação, utilizando Webquest, a fim de possibilitar reflexões e novas aprendizagens acerca desse componente curricular. Participaram dessa pesquisa 04 professores pedagogos, que foram selecionados previamente segundo os critérios: i) adesão à proposta de formação; ii) disponibilidade de participação dos encontros formativos; iii) ter participado de formação continuada em outros momentos e iv) já ter lecionado no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental. Os momentos formativos se articularam em duas etapas compostas por 3 encontros cada um. Foi elaborada uma Webquest composta por tarefas investigativas, conforme estabelece Ponte (2004) para lidar com o ensino sobre noções básicas de estatística na perspectiva de simetria invertida, em que os professores na condição de estudantes refletem sobre o ensino e as proposições advindas dele. Além da Webquest, foi elaborado um “Guia de Orientação Didática” para o Professor/Formador contendo orientações para o uso da Webquest, sugestões para pesquisas e consultas para maiores informações e ampliação das potencialidades dessa prática pedagógica. Assim, a Webquest e o guia se constituem como produtos oriundos da pesquisa desenvolvida. Rastreando novas compreensões do fenômeno educativo investigado, utilizei a Análise Textual Discursiva conforme preconizam Moraes e Galiazzi (2011). Do material empírico dei forma a dois eixos analíticos: i) Olhares docentes acerca do ensino sobre o tratamento da informação; ii) Práticas docentes em tratamento da informação. A análise revela que os professores atribuem os significados de que a) para ensinar é preciso conhecer o conteúdo matemático, b) o ensino da matemática se configura pela maneira como foi aprendido e pelas experiências de formação e docência, c) expressam ainda que o ensino sobre Tratamento da Informação deve ser assumido como um compromisso social, d) é possível propiciar aos discentes uma formação mais estatisticamente letrada. Além disso, os professores expressam que a experiência formativa possibilitou novas outras reflexões acerca do vivido, destacando a relevância das práticas investigativas na promoção de atitudes de interação e valorização dos sujeitos da aprendizagem no ambiente educativo. Outro aspecto apontado foi a importância do uso de situações cotidianas, pois elas potencializam as investigações e ampliam a visão interdisciplinar da educação estatística. O uso de tecnologias digitais, em momentos formativos, mobiliza e amplia os conhecimentos estatísticos. Há o reconhecimento de que é preciso formar-se continuadamente para ensinar, sobretudo para lidar com o Tratamento da Informação.
