CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por Afiliação "UFPA - Universidade Federal do Pará"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A história da ciência e seu paralelo com a ciência da informação: apontamentos históricos e perspectivas para a atualidade(Universidade Federal do Ceará, 2014-02) PIRES, Erik André de NazaréTraça um paralelismo existente entre Ciência e Ciência da Informação em um contexto interdisciplinar. Na sua configuração, a elaboração da pesquisa se configura no seu cerne: expressar por meio da história registrada como tanto a Ciência quanto a Ciência da Informação, apresentam traços semelhantes no tocante a proporcionar produção científica em escala global, partindo desse pressuposto desenvolveu-se as seguintes características de cunho específicas: indicar atores históricos que contribuíram de forma preponderante para o avanço da ciência, relatar o histórico da Ciência da Informação e expressar o que a Ciência da Informação contribui e está colaborando para a Ciência atualmente em forma de produção científica e apresentado instituições que são essenciais diante desse contexto informacional. Na esfera metodológica, o trabalho é composto quanto ao seu objetivo pela pesquisa bibliográfica e abrangendo a natureza da pesquisa exploratória. Parte-se da seguinte indagação: Como a Ciência e a Ciência da Informação trabalham em conjunto para proporcionar conhecimento em escala científica para os diversos tipos de usuários existentes na atualidade? Sendo assim, o estudo se faz concernente no que compete na contribuição da pesquisa acadêmica, pois, traz proposições que refletem a relação existente entre a: história da ciência e Ciência da Informação, trazendo contribuições significativas nesses dois eixos estudados. Por fim, as considerações mostram que a construção da história da ciência é, portanto, um campo multidisciplinar/interdisciplinar em constante crescimento, haja vista que vários historiadores delineiam esta história em particular, quando registram as descobertas de cada campo do conhecimento humano.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Identidade fraturada: O desmemoriamento da "Adesão do Pará" no ensino de história(Universidade Estadual de Londrina, 2021-06) BRITO, Adilson Junior IshiharaParece relativamente assente que uma das raízes do conhecimento histórico escolar está relacionada ao comprometimento intelectual com a edificação da Nação, a partir da construção da memória e identidade coletivas. Como disciplina de formação básica pública, a História deveria comemorar a “história nacional”, e os seus desdobramentos regionais e locais, através do incentivo à aprendizagem genealógica de um passado comum. Esse quadro tem sofrido grandes mudanças na atualidade. A história ensinada na Escola tem se distanciado desse historicismo nacionalista, na qual a formação básica pouco contempla a aprendizagem significativa da história, levando a processos de desmemoriamento e despertencimento de bens identitários nacionais, regionais e locais entre os agentes da Educação no espaço escolar. Este artigo pretende adentrar nessa discussão, a partir da investigação sobre as “fraturas” nas experiências de ensino e aprendizagem de um processo histórico regional específico, a “Adesão do Pará à Independência do Brasil”, no cotidiano de uma escola pública de ensino médio da periferia do município de Ananindeua-PA, na Amazônia brasileira.
