Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM/IEMCI/REAMEC
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM/IEMCI/REAMEC por Afiliação "UFPA - Universidade Federal do Pará"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório(Universidade Federal do Pará, 2022-11-30) MORAES, Guilherme Motta de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um estudo epistemológico sobre noções de raciocínio combinatório nas teses e dissertações defendidas entre os anos de 1998 e 2019, resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, a partir da Meta-Análise Qualitativa, a qual será utilizada para construir e analisar teses e dissertações, a partir de um Modelo Analítico para a Noção de Raciocínio Combinatório. Toma-se como referencial teórico e metodológico a Meta-Análise Qualitativa, associada à Teoria Antropológica do Didático (TAD), tendo como base as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e as propostas de Fischbein. A tese está organizada em dois grandes momentos: os estudos do problema docente e da dimensão epistemológica e os estudos das dimensões econômicoinstitucional e ecológica. O resultado obtido com a pesquisa demonstra que o Modelo Analítico e a Noção de Raciocínio Combinatório possuem um papel importante para compreender os problemas associados à contagem, em três Níveis: Nível I – Ausência de Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeitos contextualizam suas respostas, embora sem indícios de raciocínio combinatório em seu esforço para encontrar a solução do problema; Nível II – Início da Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeito são capazes de ordenar e seriar adequadamente as variáveis, mas não conseguem dissociálas, fazendo-as variar, ao mesmo tempo, o que torna impossível a verificação correta da solução; e Nível III – Sistematizações Generalizadoras: nesse nível, a principal propriedade do pensamento formal é a inserção da realidade como subconjunto de um conjunto maior de possibilidades. Em lugar de teorizar sobre dados empíricos (concretos), o pensamento formal permite que o sujeito teorize sobre possibilidades. O estudo bibliográfico atrelado ao Modelo Analítico aplicado a duas coleções de livros didáticos possibilitou uma estruturação mínima de critérios para analisar materiais didáticos, mais especificamente, livros didáticos, com a abordagem praxeológica da TAD, possibilitando inserir essa análise em uma das categorias do Modelo Analítico.
