Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2390
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB por Afiliação "UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de aplicativo para realização do finger tapping test e a influência do sexo e da dominância manual no desempenho do finger tapping test baseado em smartphone(Universidade Federal do Pará, 2023-11) BRITO, Felipe André da Costa; SOUZA, Givago da Silva; http://lattes.cnpq.br/5705421011644718; https://orcid.org/0000-0002-4525-3971O Finger Tapping Test (FTT) é um teste neuropsicológico clássico que avalia o funcionamento motor e recentemente tem sido utilizado por meio de smartphones. Nos protocolos clássicos, observou-se que o sexo e a dominância manual influenciam o desempenho durante o teste. Ao avaliar a influência do sexo e da dominância manual no teste, é possível ajustar as medições de desempenho para garantir a validade dos resultados do teste e evitar viés relacionado ao sexo e à dominância manual. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do sexo e da dominância manual no desempenho de participantes em protocolos de FTT baseado em smartphones. Foi desenvolvido um aplicativo Android para a realização do FTT e recrutou-se 40 homens e 40 mulheres para realizar três protocolos com diferentes desenhos espaciais (protocolos I, II e III). O desempenho dos participantes foi medido usando os parâmetros globais, temporais e espaciais do FTT. Foi observado que, para o desempenho no protocolo I, a dominância manual teve uma influência significativa nas variáveis globais e temporais, enquanto a interação entre dominância manual e sexo teve uma influência maior nas variáveis espaciais. Para os protocolos II e III, observamos que a dominância manual teve uma influência significativa nas variáveis globais, temporais e espaciais em comparação com outros fatores. Conclui-se que o teste baseado em smartphone é parcialmente influenciado pela dominância manual e pelo sexo e esses fatores devem ser considerados durante a avaliação do FTT baseado em smartphone.
