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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos de gestão e gerência do cuidado de enfermagem: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-20) BARROS, Aurilívia Carolinne Lima; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826
    Introdução: Os termos Gestão e Gerência do Cuidado estão fortemente presentes na realidade dos serviços de saúde, bem como na literatura acadêmica, em estudos nos mais diversos níveis de atenção. Há muitas dúvidas relacionadas à abrangência e diferenciação dos termos Gestão do Cuidado de Enfermagem e Gerência do Cuidado de Enfermagem. Objetivos: Definir os conceitos de Gestão e de Gerência do Cuidado de Enfermagem a partir da produção científica existente. Método: Trata-se de uma revisão de escopo com base no protocolo do Joanna Briggs Institute. O período de coleta de dados foi compreendido de 10/04/2020 a 25/04/2020. Os artigos pesquisados foram obtidos nas bases LILACS, CINAHL, MEDLINE e SCOPUS sem delimitação de tempo. A amostra foi composta por estudos publicados entre 2007 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultado: Como resultados, temos a criação do arcabouço estrutural que envolve os conceitos de Gestão do Cuidado de Enfermagem e Gerência do Cuidado de Enfermagem. A definição e caracterização de cada componente desse arcabouço, suas relações e, principalmente, a conceituação dos termos Gestão do Cuidado e Gerência do Cuidado de Enfermagem. Por meio deste estudo, identificou-se que atuar na “Gestão do Cuidado de Enfermagem” requer as mesmas habilidades que se necessita para atuar na “Gerência do Cuidado de Enfermagem”, no entanto, a mobilização de tais conceitos ocorre em frequência e densidade diferentes, sendo mobilizados mais fortemente no núcleo temático “Gerência do Cuidado de Enfermagem” habilidades com maiores nuances estratégico administrativas. Enquanto que no núcleo temático “Gestão do Cuidado de Enfermagem” as habilidades mobilizadas apresentam nuances essencialmente estratégico-cognitivas.
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