Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisa por Afiliação

Navegando por Afiliação "E.M.E.F Francisco Nunes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Manual de estudos: jogos educacionais no ensino de inglês
    (Universidade Federal do Pará, 2023) DUTRA, Gabriela Maria Lima Machado; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592; DINIZ, André Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5064351890235151; https://orcid.org/0000-0002-4895-7421
    Aprender um novo idioma traz diversos benefícios às pessoas. Ao estudar uma segunda língua, os alunos desenvolvem habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Entretanto, geralmente, os estudantes não participam ativamente das aulas. Nesse sentido, uma maneira de fomentar a motivação dos alunos, envolvê-los nas atividades propostas e auxiliá-los em seu processo de aprendizado, é através do o uso de jogos educacionais nas aulas de língua inglesa. Entretanto, essa temática não é muito abordada durante o curso de graduação e isso pode provocar uma lacuna na formação de futuros professores sobre o uso desse recurso metodológico. Com isso, o presente trabalho partiu da seguinte questão-foco: Como um manual de estudos pode complementar a formação de discentes do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Inglês sobre o uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa? O trabalho possui como objetivo geral: Elaborar um manual, com elementos de sua construção, para complementar a formação inicial dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Inglês da UEPA, campus Belém, sobre jogos educacionais. Com isso, foi construído o produto “Learn, create and play games: jogos educacionais no ensino de inglês”. A pesquisa aborda conceitos sobre o ensino comunicativo de línguas, jogos no ensino e aprendizagem de língua inglesa e a prática de jogos educacionais na formação inicial dos professores de inglês. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa e o percurso metodológico possui três etapas: na primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em plataformas educacionais digitais como o google acadêmico, eduCAPES, Periódicos da CAPES e BDTD; na segunda etapa, aconteceu a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Inglesa e por fim, foi aplicado um questionário aos discentes do 2º e 3º ano e, também, aos docentes do referido curso. A testagem e validação do produto ocorreram na referida universidade e curso, com os discentes do 2º e 3º ano. Nesse período, foi possível refinar os conteúdos do artefato criado e confirmar aspectos de usabilidade dos jogos, após a apresentação dos elementos e as sugestões de tipos de jogos que contém no produto educacional. Diante disso, acredita-se que o produto possui potencialidades na complementação da formação dos discentes do curso de Letras – Língua Inglesa, pois conhecer sobre o uso de jogos na educação não apenas prepara os discentes para o futuro da educação, mas também enriquece sua formação como professores, oferecendo-lhes ferramentas pedagógicas adicionais e estimulando sua criatividade e inovação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA