Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisa por Afiliação

Navegando por Afiliação "Instituto Federal de Amazonas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Histórias e percepções de um professor de matemática com deficiência física
    (Universidade Federal do Pará, 2020-04-13) SOUSA JÚNIOR, Milton Carvalho de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X; FRAIHA-MARTINS, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014
    A presente pesquisa tem o intuito de apresentar e propor reflexões acerca da inclusão do professor de matemática com deficiência frente a um sistema excludente, bem como os aspectos intrínsecos no processo de inserção no trabalho docente e mudanças no ensinar. A partir do resgate memorialístico de experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, realizo uma tomada de consciência, perfazendo um paralelo entre o antes e o depois das limitações físicas pautando-me nesse novo olhar do docente com deficiência de modo crítico e analítico a luz da filosofia Deleuziana, olhando o passado a fim de projetar um futuro. Dessa forma, por meio da autobiografia, permito-me enxergar o que eu era e o que me tornei baseado num olhar para mim de um sujeito formador, transformador, com deficiência física, e em formação e, doravante, desenvolver a prática docente no ensino de Matemática aparentemente desprovida de possibilidades, mas que, refletida e posta à análise, pode tornar-se um importante instrumento de coleta de informações para o caminhar da Educação. Mais ainda, levantar-se-ão questões pertinentes como a (re)inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e a forma como ela é enxergada em seu meio. Busco também erigir uma análise a respeito das condições de igualdade em que as pessoas com e sem deficiência são submetidas. A partir de uma educação matemática formal e um resgate memorialístico, questiono a possibilidade de um professor com deficiência ser capaz, aos olhos da normalidade, de lecionar. Por meio de uma autorreflexão sobre minhas práticas como docente, procuro reconhecer o professor que me tornei norteando-me nos exemplos que vivenciei em meu percurso de formação, de modo a me redescobrir como docente ao caminho de ser e de vir a ser, apontando mecanismos e possibilidades que me permitam a docência em matemática como professor com deficiência física.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA