Navegando por Afiliação "MILEO, I. S. O. Universidade Federal do Pará"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará(Universidade Federal da Grande Dourados, 2012-08) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; CHIZZOTTI, AntonioTendo como recorte as discussões sobre a gestão da educação e sua relação com a Escola Campeã, hoje denominado Programa Rede Vencer, este artigo procura refletir sobre a gestão dessa política educacional proposta para a sociedade altamirense, no sentido de analisar se as estratégias e ações adotadas pela SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos, dos professores, diretores, pais, e a comunidade local no processo de sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente estudo centrou-se na pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e em alguns princípios da análise do discurso, tendo como suporte teórico autores como Oliveira (2002, 2004), Ferreira (2004), Paro (1998, 2001), Lima (2001). Este trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade escolar e externa em sua definição e implementação, ainda, uma gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A pesquisa on-line no portal CAPES(Universidade Federal de Sergipe, 2010) CHIZZOTTI, Antonio; BARROS, Abdizia Maria Alves; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; VIANA, Maria Aparecida PereiraO artigo relata experiência a cerca dos limites e desafios da pesquisa online no Portal Periódicos Capes na área de conhecimentos das Ciências Humanas/Educação, com a finalidade de socializar com os pós-graduandos a relevância de se adotar, como estratégias metodológica de pesquisa online, o banco de dados de teses e dissertações, bem como os periódicos disponibilizados no portal. É estudo exploratório por meio de uma abordagem teórico-metodológica da pesquisa qualitativa. Foi possível observar a necessidade por parte dos pós-graduandos de um conhecimento específico e do domínio da linguagem comunicacional, assim como, das interfaces nos ambientes online para ter acesso ao acervo de informações acadêmicas indispensáveis ao pesquisador disponibilizada pelo Portal Capes.
