Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisa por Afiliação

Navegando por Afiliação "MILEO, I. S. O. Universidade Federal do Pará"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará
    (Universidade Federal da Grande Dourados, 2012-08) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; CHIZZOTTI, Antonio
    Tendo como recorte as discussões sobre a gestão da educação e sua relação com a Escola Campeã, hoje denominado Programa Rede Vencer, este artigo procura refletir sobre a gestão dessa política educacional proposta para a sociedade altamirense, no sentido de analisar se as estratégias e ações adotadas pela SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos, dos professores, diretores, pais, e a comunidade local no processo de sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente estudo centrou-se na pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e em alguns princípios da análise do discurso, tendo como suporte teórico autores como Oliveira (2002, 2004), Ferreira (2004), Paro (1998, 2001), Lima (2001). Este trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade escolar e externa em sua definição e implementação, ainda, uma gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A pesquisa on-line no portal CAPES
    (Universidade Federal de Sergipe, 2010) CHIZZOTTI, Antonio; BARROS, Abdizia Maria Alves; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; VIANA, Maria Aparecida Pereira
    O artigo relata experiência a cerca dos limites e desafios da pesquisa online no Portal Periódicos Capes na área de conhecimentos das Ciências Humanas/Educação, com a finalidade de socializar com os pós-graduandos a relevância de se adotar, como estratégias metodológica de pesquisa online, o banco de dados de teses e dissertações, bem como os periódicos disponibilizados no portal. É estudo exploratório por meio de uma abordagem teórico-metodológica da pesquisa qualitativa. Foi possível observar a necessidade por parte dos pós-graduandos de um conhecimento específico e do domínio da linguagem comunicacional, assim como, das interfaces nos ambientes online para ter acesso ao acervo de informações acadêmicas indispensáveis ao pesquisador disponibilizada pelo Portal Capes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA