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Navegando por Afiliação "Prefeitura Municipal de Castanhal - PMC"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental para a sustentabilidade da Amazônia Atlantica: desafios da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba
    (Universidade Federal do Pará, 2024-10-24) SILVA, Elba Renata Picanço da; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537
    A dissertação busca problematizar discussões acerca da Educação Ambiental, vista como uma ferramenta fundamental para impulsionar a conscientização e a participação social no enfrentamento à crise socioambiental contemporânea. Nesse cenário, parte-se da compreensão de que a escola assume o papel social de contribuir de maneira decisiva para a promoção de uma melhor qualidade de vida na comunidade, por meio de práticas educativas, voltadas à sustentabilidade. A pesquisa teve, como objetivo, analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Emiliano Picanço da Costa, localizada na Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, no município de Augusto Corrêa, Pará. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de caráteres descritivo e exploratório, cuja revisão de literatura foi realizada, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, e cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Emiliano Picanço da Costa. A coleta de dados se deu, por meio de entrevistas semiestruturadas, direcionadas para a gestão, para os docentes, para os coordenadores pedagógicos e para os alunos, utilizando-se de amostragem não probabilística, além de observações diretas, com registros no diário de campo. As informações foram organizadas e categorizadas, mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a escola enfrenta diversos desafios para integrar a Educação Ambiental às práticas pedagógicas nela desenvolvidas. A abordagem atual é considerada insuficiente, assim como a formação continuada em Educação Ambiental, o que dificulta a implementação de práticas pedagógicas mais direcionadas e contextualizadas na escola. A falta de apoio institucional e as ações esporádicas também são apontadas como empecilhos, limitando o impacto das ações educativas. Conclui-se que, para superar essas barreiras, devem ocorrer iniciativas coordenadas, que fortaleçam a formação docente e que promovam uma maior integração entre o currículo da Escola Emiliano Picanço da Costa e a realidade socioambiental da RESEX Araí-Peroba.
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