Navegando por Afiliação "Prefeitura Municipal de Paragominas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Boas práticas de gestão escolar no município de Paragominas-PA, com base nas competências do(a) gestor(a)(Universidade Federal do Pará, 2024-06-17) SOUZA, Joelma do Socorro de Oliveira; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415Gestores escolares são responsáveis pela concepção e execução de práticas que permitem melhorar os resultados acadêmicos dos alunos. Considerando o papel desempenhado por esses líderes, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a proposta, ainda a ser homologada, como Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC - Diretor Escolar). Neste contexto e partindo de inquietações e motivações da autora, o estudo partiu da questão-foco: Como identificar e mapear boas práticas de gestores escolares desenvolvidas em escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Paragominas, Pará, que favoreçam a aprendizagem dos alunos, tendo em consideração as competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum de Competência de Diretores Escolares (BNC – Diretor Escolar)? Para tal, foi traçado como objetivo geral: Identificar e sistematizar boas práticas de gestores escolares de escolas públicas municipais de Paragominas, Pará, que favoreçam a aprendizagem dos estudantes, tendo por base as competências e atribuições do gestor. A pesquisa de abordagem qualitativa contou com procedimentos e técnicas diversificadas durante as seis etapas do percurso metodológico. Foi possível mapear 13 práticas em cinco diferentes escolas municipais. Dessas práticas, emergiram atribuições diárias dos gestores relevantes para o funcionamento e o sucesso das escolas, evidenciando a complexidade e a diversidade de responsabilidades assumidas por esses profissionais. As competências apontadas como essenciais para o exercício da função, foram as mesmas apontadas como as que necessitam de maior desenvolvimento, para uma intervenção mais efetiva na escola. A pesquisa oportunizou um momento de autorreflexão para os gestores sobre as suas próprias atribuições e competências, gerando, como produto educacional, o “Catálogo de boas práticas de Gestão Escolar em Paragominas/PA: contribuições para a melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as)”, o qual esperamos que contribua para o campo da formação e atuação de gestores escolares, assim como para especialistas em educação, professores e alunos de Pedagogia, entre outros interessados na temática.
