Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - PPGEP/ITEC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10052
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - PPGEP/ITEC por Autor "CAMPOS, Williams de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de perdas no processo de manutenção de ar condicionado automotivo com uso da escala likert e lógica difusa(Universidade Federal do Pará, 2020-10-14) CAMPOS, Williams de Souza; MAGALHÃES, Edilson Marques; http://lattes.cnpq.br/1570353513360972A busca por uma gestão eficiente, é uma das principais preocupações nas empresas. Por isso, eliminar perdas na manutenção pode ser efetuada no momento em que há outra maneira de se executar uma tarefa. O delineamento da pesquisa foi de estudo de caso exploratório. O objetivo foi mapear o tipo de perda critica em um processo de manutenção automotiva nas funções operação e processo, avaliando os fatores que influenciam essa perda no fluxo de materiais e serviços. A metodologia foi dividida em três fases. A primeira fase foi a coleta de dados, através de instrumentos de investigação e ferramentas da qualidade. A segunda fase foi para realizar o mapeamento no posto de trabalho, tarefas e perdas na operação e no processo, para identificar e priorizar as variáveis críticas influenciadoras das perdas identificadas. A terceira fase foi para medir e avaliar as variáveis críticas com o uso da escala Likert e lógica Fuzzy. O resultado do mapeamento foi a identificação da perda crítica, classificada como “espera”. O problema relacionado a essa perda são os veículos parados na oficina por falta de peça com um tempo de atravessamento simples de 3 dias. Os índices de atraso para a entrega obtida na avaliação da escala de Likert é de 48,8% e na Lógica Fuzzy é 50%, tais resultados mostraram que a diferença entre os dois métodos é baixa, confirmando assim, a realidade do processo.
