Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6650
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Autor "RIBEIRO, Madison Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá; OLIVEIRA, Diozete de; RIBEIRO, Madison RochaO artigo discute o uso de indicadores da qualidade da educação na auto avaliação da EMEF Francisco Espinheiro em Castanhal-Pará. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, que teve como finalidade conhecer como a referida escola utilizou os indicadores da qualidade da educação em seu processo de auto avaliação. Para a coleta das informações utilizou-se da entrevista estruturada com um membro do corpo gestor da escola. Os resultados evidenciam que a referida escola nunca fez uma auto avaliação utilizando indicadores de qualidade. Há, entretanto, uma intenção de realizar tal processo, de caráter participativo, incluindo os seguintes indicadores: ambiente educativo; disciplina; respeito ao outro; avaliação dos profissionais da escola; mecanismos de avaliação dos alunos e ambiente físico escolar. Desse modo, infere-se que grande parte das escolas públicas brasileiras não tem a prática de se auto avaliarem como forma de gestar a qualidade da educação escolar.
