Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6650
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Autor "SOUZA, Evilly Vieira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Experimentação investigativa: análise da metodologia de um professor em processo de formação inicial(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SOUZA, Evilly Vieira de; FIRMINO, Maria GesikelleO artigo tem como objetivo analisar a metodologia utilizada em uma aula de Ciências, partindo de vários pressupostos teóricos que norteiam o ensino de Ciências voltados à experimentação investigativa. A mesma foi ministrada por um discente do curso de Pedagogia, e teve como foco a atividade experimental. Classificamos nossa pesquisa como qualitativa e a mesma teve o auxílio de vídeo gravações da aula ministrada, para que em seguida fossem transcritas algumas falas do professor no momento que a exposição estava acontecendo, e desta forma, fosse atribuída maior ênfase a discussão, bem como o suporte teórico de autores que discutem acerca do ensino de ciências e a aprendizagem baseada em problemas, como: Azevedo, Berbel, Carvalho et al, Moraes, Rosito, Turella et al. Vale ressaltar que a prática pedagógica aplicada pelo professor, teve grande influência no referencial teórico disponibilizado pela disciplina FTM do ensino de Ciências, desta forma, foi possível observar que o contato com autores que discutem acerca do ensino de Ciências, atrelada a experimentação investigativa, é de grande valia para que, na prática, o professor perceba o quanto estas influenciam no momento de fazer com que a aula aconteça de maneira diferenciada, levando em consideração a autonomia do aluno enquanto construtor de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa possibilitou aos futuros educadores outra visão, referente de como adequar a prática pedagógica, de maneira que a problematização seja uma ferramenta para que o aluno não apenas reflita sobre o que foi proposto, mas que ele se torne protagonista deste processo.
