Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC
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Navegando Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC por Autor "AMARAL FILHO, Otacílio"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2013-06) BAENA, Talita Cristina Araújo; AMARAL FILHO, OtacílioO artigo analisa a experiência musical do espetáculo e projeto de divulgação da música produzida no estado do Pará, denominado Terruá Pará. Para este exercício de análise e reflexão, o artigo relaciona a experiência do Terruá Pará com estágios da música popular massiva e aspectos históricos e identitários da cultura da música na Amazônia Paraense. Partindo da concepção de que “o princípio da midiatização orienta a priori a representação e a interpretação dos fenômenos comunicacionais” (Muniz Sodré), o artigo descreve o espetáculo e conclui que além de uma política de estesia, o Terruá Pará é produto de uma espécie de metonímia das experiências musicais vivenciadas no território paraense, pronto para ser comercializado no mainstream.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020-06) AMARAL FILHO, OtacílioO artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.
