Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC
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Navegando Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC por Autor "MALCHER, Maria Ataide"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Circulação das discussões teóricas e epistemológicas da comunicação no norte do Brasil(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015-06) MALCHER, Maria Ataide; LOPES, Suzana Cunha; MIRANDA, Fernanda ChocronEste trabalho é orientado pelo seguinte questionamento: qual a circulação (BRAGA, 2012a) das discussões do GT Epistemologia da Comunicação da COMPÓS no âmbito da formação de mestres no Norte do país, considerando o GT como um dos principais espaços de atualização das discussões sobre essa temática no Brasil? Nosso primeiro foco foi identificar a circulação dos textos e autores integrantes do Grupo nas referências das dissertações já defendidas no PPGCOM-UFPA e no PPGCCOM-UFAM. Encontramos a citação de alguns autores do GT, que se dá principalmente a partir de textos mais antigos, o que revela uma defasagem das discussões sobre teorias no Norte. Com esse levantamento, percebemos também a grande presença de outros textos sobre Teorias da Comunicação. Por isso, em um segundo momento, agregamos à discussão experiências empíricas de sala de aula no PPGCOM-UFPA, por percebermos que esta ainda é um dos principais ambientes de circulação desses conhecimentos no Norte.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) MALCHER, Maria Ataide; RODRIGUES, Ronaldo de OliveiraNeste artigo são apresentados dados de observação dos processos de consumo e assistência de programas telereligiosos das Igrejas Católica (IC) e Assembleias de Deus (AD) por jovens moradores de Breves-Marajó, no Pará. A partir de uma agenda de observação, foram identificadas e analisadas as estratégias de uso de anúncios publicitários em programas veiculados em TV aberta das Igrejas Católicas (TV Nazaré e Canção Nova) e das igrejas Assembleia de Deus do Brás e Vitória em Cristo, a partir da percepção de jovens católicos e assembleianos. Enquanto a IC tem utilizado com mais cadência a exploração de anúncios em sua programação de TV, a AD mostra esse recurso como sua principal estratégia dentro dos programas telerreligiosos. De modo geral, observações que as práticas de consumo institucionalizadas pela igreja e os processos de consumo estabelecidos pelos jovens não podem ser compreendidos em uma perspectiva isolada das demais mediações implicadas no cotidiano do grupo investigado.
