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Navegando por Autor "ABREU, Waldir Ferreira de"

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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento e educação na pós-modernidade
    (Universidade Federal do Pará, 2013-04) OLIVEIRA, Cássia Araújo de; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra
    Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a influência da ideia de pós-modernidade para o conhecimento e, por conseguinte, para a educação. A pósmodernidade na esfera do conhecimento e da educação possui uma dimensão críticareflexiva, principalmente porque a expressão “pós-modernidade” problematiza o moderno e se faz presente em muitas situações como ruptura da própria modernidade. A proposta do artigo é a crítica que a ideia de pós-modernidade oferece como produção de conhecimento em educação, na medida em que os efeitos da pós-modernidade surgem como destaque no debate atual de conhecimento em educação. Para a metodologia do artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas, apoiadas em Gallo (2006), Pagni (2006) e Habermas (2000). O artigo busca compreender, de modo particular em que sentido a educação se insere na ideia de pós-modernidade.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento, arte e formação na República de Platão
    (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015-03) OLIVEIRA, Damião Bezerra; ABREU, Waldir Ferreira de
    Neste trabalho, investiga-se qual a relação entre arte, formação e política na obra República, de Platão, e estuda-se de que modo os pressupostos gnosiológicos platônicos esclarecem as tensões nessa relação. Busca-se reconstruir os argumentos centrais de Platão que sustentam a sua crítica à educação mitopoética. Defende-se a hipótese de que Platão, na República, reconhece o potencial formativo da arte, especialmente da poesia, embora, por razões de fundamentação ontológica e gnosiológica, tenha de subordiná- -lo à filosofia. A natureza dos questionamentos e os objetivos da pesquisa exigiram a consulta de fontes bibliográficas, sendo que para análise e interpretação foram utilizadas técnicas hermenêuticas de leitura de textos, com destaque para a apreensão dos sentidos dos conceitos essenciais na sua proveniência grega. Procedeu-se à explicação e ao comentário da obra República, mas também de Íon e Hípias Maior e da literatura crítica, que foram selecionadas como mais significativas entre as fontes levantadas, tendo em vista o problema de pesquisa. A análise conceitual e reflexiva mostrou ser a cultura mitopoética um componente indispensável à formação na obra platônica analisada, embora insuficiente, por si, para atingir o ideal de educação que se expressa pelos conceitos de verdade, bondade e beleza. Conclui-se que somente a filosofia, por superar os encantos da linguagem, da sensibilidade e do mundo sensível, poderá entender os limites e possibilidades da arte, especialmente daquela que usa a palavra. Assim como a cidade justa só seria possível pelo equacionamento do rei e do filósofo, não é admissível um verdadeiro poeta que não seja filósofo.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Currículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2015-06) GONÇALVES, Micheli Suellen Neves; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra
    Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que busca problematizar as influências da cultura ribeirinha no currículo das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo refletir sobre o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007 e 2008). Como resultado identificamos que redimensionar o currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades ribeirinhas é mais do que um desafio epistemológico, de dar validade curricular a conhecimentos que são específicos e necessários a tal realidade, mas um desafio político de fazer valer direitos do cidadão a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade ribeirinha
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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Difundindo o estatuto da criança e do adolescente nas escolas de Abaetetuba-PA
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SHIDA, Nakatian Nakano; LOPES, Nayane Fernandes Ferreira; SANTOS, Crislene Santos dos; ABREU, Waldir Ferreira de
    O projeto "Difundindo o estatuto da criança e do adolescente nas escolas de Abaetetuba" tem como finalidade a realização de atividades através de oficinas e vivências pedagógicas com alunos e professores nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Abaetetuba/PA, já que essas escolas apresentam um grande número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, consequentemente, um grande índice de violação de direitos. Em caráter formativo, realizou - se uma pesquisa de campo em duas instituições do referido município, sendo que ambas trabalham em defesa dos direitos da criança e do adolescente (Pastoral do Menor e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS São Lourenço), visando conhecer se as mesmas realizam atividades com as escolas no que diz respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Portanto, observou-se que as atividades somente são desenvolvidas na FEIRA DO ECA. Como resultados das atividades se destacam: a realização de oficinas e vivências pedagógicas para crianças, adolescentes e professores das escolas, incluindo a zona urbana e a zona rural de Abaetetuba; realização de oficina de direitos humanos com a comunidade escolar e com a família para estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como, o incentivo a criação de um fórum de discussão sobre o ECA nas Escolas de Abaetetuba. Através das atividades, se observa o empoderamento de crianças e adolescente das escolas de Abaetetuba sobre seus direitos e deveres e ao mesmo tempo, inclui a família e a comunidade escolar neste processo.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso como metodologia de pesquisa no cotidiano escolares: abordagem qualitativa
    (Universidade Federal do Pará, 2004-09) ABREU, Waldir Ferreira de; SILVA, Hiléia Lúcia Gama da
    O estudo está centrado na exposição da metodologia empregada no Trabalho de Conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Campus Universitário do Baixo Tocantis, cujo título é “A disciplina na escola como questão teórica e prática: Um estudo de caso no Centro Educaional Olímpios – Vila dos Cabanos / Barcarena/PA”. O artigo objetiva mostrar como a problematização se articula com a determinação metodológica. Sobretudo busca apontar a importância do emprego do estudo de caso na pesquisa empírica do fenômeno educativo.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Evasão e fracasso na educação do campo: estudo de uma escola rural
    (Universidade Federal do Pará, 2009-06) ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra; SILVA, Maria Domingas M. da
    A pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A história da construção do estatuto da criança e do adolescente e a política de atendimento: reflexões para o debate
    (Universidade Federal do Pará, 2004-01) ABREU, Waldir Ferreira de
    O artigo trata sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente fazendo um breve histórico sobre o mesmo. É um artigo que procura provocar nos leitores o interesse em voltar a discutir o ECA. Filaliza falando das políticas de atendimento estabelecidas pelo Estatuto e da redução da maioridade penal.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    História de vida como metodologia de pesquisa: o relato de vida de um menino de rua da Praça da República em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2004-09) ABREU, Waldir Ferreira de
    O artigo aborda a história de vida como metodologia de pesquisa, procura mostrar que essa metodologia tem como finalidade relatar a vida, não somente de pessoas ilustres mas também do homem comum, sem se preocupar com a autenticidade dos fatos. Faz o relato da história de vida de um menino de rua da Praça da República, em Belém do Pará, e finaliza tecendo algumas considerações a respeito do relato de vida feito pelo menino.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08) ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra; ABREU, Aline; ALMEIDA, Aline; ROBERTO, Adriano; OLIVEIRA, Berline; DÁCIO, Ígora Irma Santos; MAIA, Jessica; SANTOS, Juliana; SILVA, Juliete; FERREIRA, Mirene; ASSIS, Ruth; PEREIRA, Sirley; VERAS, Victória
    A atividade lúdica na educação, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança na sala de aula. O lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando momentos de alegria, aprendizado e comprometimento com o aprender. O artigo é resultado das atividades de iniciação científica desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/CNPq/UFPA, vinculado ao projeto de extensão, coordenado pelos professores Waldir Ferreira de Abreu e Damião Bezerra Oliveira: O lúdico como recurso didático na formação da criança. Tem como objetivo discutir a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, e apresentar as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças das escolas dos rios Quianduba e Ajuaí, em uma oficina sobre o lúdico.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor
    (Universidade Federal do Pará, 2020-12) CARMO, Nilce Pantoja do; ABREU, Waldir Ferreira de
    O presente trabalho faz-se como um desdobramento da dissertação “Um rio no caminho: processos de escolarização de alunos ribeirinhos em contexto escolar urbano”, apresentada em 2019 como critério avaliativo do título de Mestre em Educação ao Programa de Pós-Graduação em Educação (do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará). Neste ínterim, “Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor”, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que objetiva compreender as relações peculiares aos saberes e à autonomia, discorrendo sobre como essa interação vem se constituindo no processo de formação do professor. Para tanto, buscou-se aporte nos trabalhos de Freire (1996), Contreras (2002) e Tardif (2014), autores que se debruçaram na abordagem de tais categorias (saberes e autonomia) vinculadas ao contexto formativo daqueles que estão afrente da prática educativa formal dos sujeitos. Os resultados do estudo apontam que a constituição da autonomia se associa diretamente ao aguçar dos saberes. Assim, a formação do professor deve considerar a relevância dos saberes como basilares ao fomento da autonomia docente.
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