Navegando por Autor "ARAUJO, Daymerson Ferreira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discurso e cibercultura: uma análise de como a imagem Amazônia é disseminada em âmbito da internet(Universidade Federal do Pará, 2021-04-20) ARAUJO, Daymerson Ferreira; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A Amazônia não é de agora o espaço para onde a atenção de governos, de organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, e de diversas instituições está voltada. Dada sua complexa sociobiodiversidade, sobre essa região se fazem construir imagens e visões que, na maioria dos casos, servem para disseminar e consolidar discursos exógenos e que acabam por ser recebidos e assimilados por habitantes desse rincão, mormente por quem tem mais facilidade de acesso e uso da rede mundial de computadores, privilegiado ambiente de criação e circulação de ideias. Dessa maneira, surgem as seguintes indagações: de que modo estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Castanhal/PA compreendem a Amazônia a partir do contato com esses discursos e ideias disseminados na internet? Nesse sentido, traça-se como objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de suas produções textuais, a maneira como estudantes do ensino médio de uma escola em Castanhal/PA percebem o tema Amazônia no contexto da internet. Especificamente, objetiva-se: a) Identificar e caracterizar o espaço amazônico nos âmbitos geográfico, social e ambiental; b) Analisar a emergência da rede mundial de computadores enquanto possível vetor de disseminação e consolidação de discursos na atualidade; e c) Entender e analisar de que maneira a Amazônia é percebida por estudantes do ensino médio, a partir da internet, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso de textos por eles produzidos. Justifica-se esse estudo pelo fato de a internet ser, hoje, o areópago onde os debates se dão de forma ágil e integrada e entender de que maneira esses estudantes retêm para si tais informações é importante para a tomada de decisões, especialmente, no tocante a intervenções mais específicas no âmbito da escola e da sociedade. Assim, faz-se uso, como métodos de análise, da Análise de Conteúdo (AC), seguindo pressupostos de Bardin (2016), e da Análise de Discurso (AD), a partir de reflexões de Althusser (1967), Orlandi (2007) e Souza (2014),. Esta pesquisa se enquadra em um cunho qualitativo-interpretativa (MINAYO, 1995), de natureza básica (JACOBSEN, 2009). Como resultados, compreendeu-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma percepção da Amazônia como um ambiente externo ao seu convívio, como um cenário que se resume, única e exclusivamente, à floresta, ao exotismo. Além do mais, em grande parte de seus discursos foi identificada uma postura de afastamento em relação à Amazônia.
