Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ARAUJO, Daymerson Ferreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Discurso e cibercultura: uma análise de como a imagem Amazônia é disseminada em âmbito da internet
    (Universidade Federal do Pará, 2021-04-20) ARAUJO, Daymerson Ferreira; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    A Amazônia não é de agora o espaço para onde a atenção de governos, de organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, e de diversas instituições está voltada. Dada sua complexa sociobiodiversidade, sobre essa região se fazem construir imagens e visões que, na maioria dos casos, servem para disseminar e consolidar discursos exógenos e que acabam por ser recebidos e assimilados por habitantes desse rincão, mormente por quem tem mais facilidade de acesso e uso da rede mundial de computadores, privilegiado ambiente de criação e circulação de ideias. Dessa maneira, surgem as seguintes indagações: de que modo estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Castanhal/PA compreendem a Amazônia a partir do contato com esses discursos e ideias disseminados na internet? Nesse sentido, traça-se como objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de suas produções textuais, a maneira como estudantes do ensino médio de uma escola em Castanhal/PA percebem o tema Amazônia no contexto da internet. Especificamente, objetiva-se: a) Identificar e caracterizar o espaço amazônico nos âmbitos geográfico, social e ambiental; b) Analisar a emergência da rede mundial de computadores enquanto possível vetor de disseminação e consolidação de discursos na atualidade; e c) Entender e analisar de que maneira a Amazônia é percebida por estudantes do ensino médio, a partir da internet, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso de textos por eles produzidos. Justifica-se esse estudo pelo fato de a internet ser, hoje, o areópago onde os debates se dão de forma ágil e integrada e entender de que maneira esses estudantes retêm para si tais informações é importante para a tomada de decisões, especialmente, no tocante a intervenções mais específicas no âmbito da escola e da sociedade. Assim, faz-se uso, como métodos de análise, da Análise de Conteúdo (AC), seguindo pressupostos de Bardin (2016), e da Análise de Discurso (AD), a partir de reflexões de Althusser (1967), Orlandi (2007) e Souza (2014),. Esta pesquisa se enquadra em um cunho qualitativo-interpretativa (MINAYO, 1995), de natureza básica (JACOBSEN, 2009). Como resultados, compreendeu-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma percepção da Amazônia como um ambiente externo ao seu convívio, como um cenário que se resume, única e exclusivamente, à floresta, ao exotismo. Além do mais, em grande parte de seus discursos foi identificada uma postura de afastamento em relação à Amazônia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA