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Navegando por Autor "ATAIDE, Clarissa Raimundo de"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática e transtorno do espectro autista (TEA): uma análise das pesquisas dos programas de pós-graduação da área de ensino.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) ATAIDE, Clarissa Raimundo de; SALES, Elielson Ribeiro de
    As pessoas com deficiências, transtornos globais, altas habilidades e/ou superdotação, como por direito e dever, tem estado cada vez mais presentes dentro dos espaços escolares. É importante dizer que as escolas, além de recebê-los realizando as matrículas, vêm tentando incluir esses estudantes dentro da sala regular, favorecendo, assim, um ensino com mais qualidade e acessibilidade. Diante disso, o objetivo geral deste estudo visa a analisar as pesquisas dos cursos de PósGraduação stricto sensu da Área de Ensino de Educação Matemática, que abordam o processo de ensino e aprendizagem em aulas de matemática com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (2011-2023). O presente estudo é de caráter bibliográfico, baseado em Lakatos e Marconi (2003). Utilizou-se como banco de dados a Plataforma Sucupira e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em Programas de Pós-Graduação, com ênfase nas palavras: “Autismo”, “Autista” “TEA” e “Ensino da Matemática”. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo, baseado em Severino (2007) e Marconi e Lakatos (2003), ambos corroboram com o intuito de debruçar-se em trabalhos que já foram publicados. Levando em consideração as fontes, podendo ser material cartográfico, imprensa escrita, e dentre outras, para este estudo foi considerada a publicação das pesquisas de teses e dissertações, resultando, assim, em 26 pesquisas encontradas, que serviram como suporte para caracterização das categorias de análises deste estudo. Cabe destacar que as pesquisas consideradas são apenas as condizentes com a Área da Educação Matemática nas que se referem ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática de estudantes com TEA. A partir dos resultados e discussões, conclui-se que há pesquisas que se assemelham ao mesmo suporte teórico, sendo este Vygotsky, como também existem pesquisas que fazem referência às Tendências em Educação Matemática. Os autores discutem a relevância de materiais manipuláveis, materiais montessorianos, jogos tecnológicos, jogos matemáticos, adaptações de atividades e/ou currículo e recursos visuais como, por exemplo, imagens para a inclusão de pessoas com TEA de ensino e aprendizagem.
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