Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BAIA, Ana Cleia Maciel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Repertório de digitalização para ensino de habilidades da língua inglesa utilizando software de análise comportamental
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-27) BAIA, Ana Cleia Maciel; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    O presente trabalho de dissertação apresenta o processo de desenvolvimento, testagem e resultados sobre a concepção de um Acervo de Tarefas adaptado no software educativo SIEL. Tal Acervo foi pensado para auxiliar docentes no ensino superior de Língua Inglesa na disciplina Língua Inglesa I, que é marcado pelo ensino tradicional o que instigou a minha reflexão sobre tal método de instrução, por meio da minha própria experiência como aluna e dos subsídios bibliográficos. A metodologia utilizada segue o percurso das seguintes fases: pesquisa bibliográfica; adaptação do software SIEL; conceber a proposta; coleta de dados; validação da sessão e materialização do produto. Para a materialização do produto, buscou-se trabalhos correlatos pertinentes a pesquisa para corroborar com esta dissertação, ao identificar as afinidades e diferentes visões sobre o uso de softwares no ensino e aprendizagem de línguas. Em seguida, ocorreu o desenvolvimento das sessões do SIEL adaptadas para o ensino de Língua Inglesa, apresentando a variação metodológica na ferramenta Matching-to-Sample (MTS) e Constructed Response MTS (CRMTS). Posteriormente, realizou a concepção do Acervo de Tarefas e como o software não é tão simples de ser usado foi pensado também como proposta um Caderno de Orientação para o docente, assim, possibilitando a construção de novas sessões, de acordo com a necessidade do professor. A testagem e validação do produto se deu a partir de uma das sessões desenvolvidas e foi feita com professores de Língua Inglesa já formados no curso de Letras-Língua Inglesa, já que não foi possível avaliar com grupos de alunos devido à pandemia. Os resultados da testagem foram obtidos através de um questionário no Google Forms. Em seguida, é possível discorrer sobre os resultados observando que a adaptação do Acervo de Tarefas tem potencialidade de contribuição para o ensino e os docentes têm grande interesse em utilizá-lo em suas aulas para aprimorar as habilidades.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA