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Navegando por Autor "BANDEIRA, Taynan Marques"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeito do ensino por resposta construída simultânea e com atraso sobre a produção e leitura de sentenças
    (Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) BANDEIRA, Taynan Marques; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223
    Estudos têm utilizado o procedimento “emparelhamento de acordo com o modelo por resposta construída” (CRMTS) no ensino de palavras. Neste procedimento a resposta é construída através da seleção dos componentes individuais apresentados como estímulos-comparações condicionalmente ao estímulo-modelo. Pode ser realizada na presença do modelo (simultaneous constructed response matching to sample - SCRMTS) ou após sua remoção (delayed constructed response matching to sample - DCRMTS). O presente estudo comparou a efetividade dos treinos por SCRMTS e DCRMTS na produção e leitura de sentenças, bem como a manutenção do repertório após 20 dias. Participaram sete crianças com um repertório mínimo de nomeação de letras, sílabas e algumas palavras. Nos Pré-testes nenhum dos participantes respondeu textualmente ou construiu corretamente as sentenças e apenas um acertou o comportamento textual de 73% das palavras do estudo. Cada participante foi submetido ao ensino das palavras em que tiveram erros utilizando o CRMTS. Com o delineamento intra-sujeito de tratamento alternado todos os participantes foram submetidos aos dois procedimentos, com dois conjuntos diferentes de sentenças. Os resultados dos testes demonstram que todos aprenderam a construir as sentenças e mantiveram o repertório diante dos dois procedimentos, assim como emitiram um comportamento textual e de leitura com compreensão das sentenças de ensino e recombinadas. Os dois procedimentos podem ser utilizados para o ensino e manutenção do repertório sintático, embora o treino DCRMTS tenha sido mais eficaz. Discutem-se variáveis importantes na utilização destes procedimentos e direções para estudos futuros.
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