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Navegando por Autor "BARATA, Rouzicleyde Castelo"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A filosofia da linguagem de Wittgenstein nas pesquisas do grupo de estudos em linguagem e educação matemática da UFPA
    (Universidade Federal do Pará, 2024-06-17) BARATA, Rouzicleyde Castelo; SILVA, Paulo Vilhena da; NUNES, José Messildo Viana
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar aspectos do desenvolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) nos primeiros quinze anos de existência (2007 a 2021), período em que foi liderado pela idealizadora Marisa Rosâni (1957- 2021). Constituído na região Norte do Brasil, o grupo tem se dedicado à aplicação de teorias linguísticas ao ensino da matemática, levando em consideração as particularidades regionais. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), o grupo concentra-se no estudo da linguagem, fundamentado na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein, focando na compreensão do uso da linguagem em contexto de ensino e aprendizagem da matemática. Reconhecendo-se a importância e o pioneirismo do GELIM em estudar e aplicar os conceitos linguísticos filosóficos no ambiente escolar, a presente pesquisa propõe a hipótese de que o grupo de estudos pode contribuir significativamente para o campo da educação matemática na Amazônia, levantando a seguinte questão: Como as abordagens da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein foram refletidas nas produções de pesquisa realizadas pelo GELIM no âmbito da UFPA? Com o objetivo de verificar essa questão, buscou-se analisar como os conceitos do filósofo austríaco foram articulados nas produções acadêmicas do grupo nos quinze primeiros anos de existência. Especificamente, pretendendo-se investigar como a definição e aplicação dos conceitos wittgensteinianos contribuem para a constituição dos sentidos dos conceitos matemáticos, bem como classificar as produções acadêmicas do grupo conforme os principais conceitos adotados. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir das teses e dissertações publicadas no referido período, utilizando o método de análise do discurso de Bardin com interpretações a partir do referencial utilizado empregado pelo grupo. Apresenta-se que o GELIM de forma pioneira, trouxe os conceitos filosóficos, como jogos de linguagem, uso de regras, tradução, ver e ver como, gestos ostensivos para pesquisas em sala de aula de matemática. Destaca-se a importância em colocar a linguagem como ponto central no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como, os jogos de linguagem, além de considerar que os jogos de linguagem são o fio condutor nas pesquisas do grupo. Ressalta-se que o professor desempenha um papel fundamental na condução do ensino, pois, ao conhecer as regras linguísticas adequadas conforme o contexto, pode ser mais assertivo e capaz de resolver os mal-entendidos. A consciência de que a linguagem constitui uma ferramenta essencial no processo educacional é igualmente fundamental. Dessa forma, considera-se que os objetivos propostos foram realizados, ao evidenciar as contribuições do GELIM no campo da educação matemática, além de organizar um compêndio de publicações e dos aspectos mais relevantes do grupo, que já possui um vasto histórico de atuação e contribuição.
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