Navegando por Autor "BARBOSA, Cleuma de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire(Universidade Federal do Pará, 2018-02-27) BARBOSA, Cleuma de Melo; OLIVEIRA, Damião Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0351310423782928O objetivo desta pesquisa é analisar como educadores do GETEFF (Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia) vinculado ao NEP (Núcleo de Educação Popular Paulo Freire) desenvolvem a formação do ser-sujeito-criança no ensino de filosofia com crianças em escolas públicas de Belém. Além deste, buscamos (a) analisar diferentes posições teóricas que fundamentam a práxis de Paulo Freire e como elas contribuem para se pensar a formação do ser-sujeito-criança; (b) compreender a teoria de Paulo Freire e como ele apresenta a concepção de sujeito e sua relação com a educação e as crianças; (c) identificar nas ações pedagógicas utilizadas no ensino de filosofia com crianças como se abrange a formação do ser-sujeito-criança. Para impetrar estes objetivos, os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa de abordagem qualitativa, tomando como lócus, o NEP e uma escola pública de Belém. Os seres-sujeitos abrangidos foram educadores freireanos do GETEFF, os quais tomaram parte das entrevistas dialogadas sendo que estas foram sistematizadas a partir da compreensão da técnica de categorização da análise de conteúdo; conseguimos realizar levantamento bibliográfico e análise das obras de Freire, principalmente as partes que fazem referência em suma ao sujeito e em particular à infância e criança. Fizemos levantamento documental, dando evidência para os planejamentos, relatórios, artigos e livros elaborados por educadores atuantes no GETEFF. Os resultados da pesquisa dimensionam a importância da atuação das educadoras e educadores populares na práxis do ensino de filosofia com crianças principalmente no que concerne a pensar e repensar o sujeito criança que está em processo de formação.
