Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BASTOS, Rennan Coelho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sala de aula invertida (Flipped classroom) no ensino de graduação em enfermagem: manual de recomendações para implementação
    (Universidade Federal do Pará, 2023-09-19) BASTOS, Rennan Coelho; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189
    O desenvolvimento desta pesquisa e consequentemente a elaboração do produto educacional resultante do processo metodológico foram motivados a partir das experiências vivenciadas na graduação como aluno e monitor de uma atividade curricular denominada “Processos Educativos em Enfermagem I”, a primeira experiência com metodologias de Sala de Aula Invertida e a implementação do novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) na Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade federal do Pará (UFPA). Diante disso, tanto a pesquisa quanto o produto educacional tiveram como objetivo: contribuir para a implementação da Sala de Aula Invertida no ensino de graduação em Enfermagem da FAENF/UFPA. Optou-se para condução metodológica deste estudo, a realização de uma revisão de escopo (scoping review) com o objetivo de mapear práticas de implementação da Sala de aula invertida no ensino de graduação em Enfermagem com base na literatura. A apresentação dos resultados da análise de conteúdo dos estudos que compuseram a amostra para esta revisão foram extraídos considerando os critérios de inclusão estabelecidos no protocolo, a fim de responder a questão foco e os objetivos desta pesquisa. O Manual de Recomendações, Produto Educacional (PE) desta pesquisa, foi elaborada a partir dos resultados extraídos da revisão de escopo. O PE tem como objetivo oferecer aos professores de graduação um recurso pedagógico para auxiliar na implementação da SAI no ensino de Enfermagem, estimular a aprendizagem ativa, promover um ambiente de ensino criativo e dialógico, a fim de integrar teoria e prática para uma aprendizagem significativa. O Manual é composto por 20 páginas, onde estão organizadas: capa, contracapa, apresentação, sumário, introdução, modelo de operações, desenvolvimento (etapas 1, 2 e 3), recomendações gerais, sugestões de literatura e inspirações, referencias, capa final. O público-alvo do Produto Educacional ancorado a esta dissertação, docentes de graduação em Enfermagem, foram considerados para compor o painel de especialistas para avaliação e validação do Manual de Recomendações. A partir das avaliações recebeu-se como devolutiva que o conteúdo, as etapas e sua organização, as recomendações e sugestões, apresentadas no manual, auxiliam o docente no processo de implementação da SAI no ensino de Enfermagem, bem como no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Os especialistas também avaliaram a linguagem do manual como clara, coerente e objetiva e o design como atrativo e bem elaborado. Ao serem perguntados se usariam o produto e os recomendariam para outros professores, foram positivos. O processo de validação também evidenciou que o produto é inovador e fornece aos professores novos meios de promover a aprendizagem ativa, colocando o aluno no centro do processo, rompendo com a postura do professor como detentor do conhecimento, para a construção coletiva do conhecimento. Posto isso, o presente trabalho cumpriu com os objetivos propostos produzindo um potente recurso pedagógico que contribui com a utilização de metodologias ativas no ensino superior, a fim de promover aprendizagem ativa e significativa no ensino de graduação em Enfermagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA