Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
    (Universidade Federal do Pará, 2015-07-22) BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    Tem sido apontado que a videomodelação pode favorecer a aprendizagem observacional em pessoas com autismo, inclusive de repertórios verbais. No entanto, pessoas com autismo frequentemente apresentam dificuldade em aprender por observação das ações de outros. Uma das formas de favorecer a aprendizagem observacional é o treino prévio de monitoramento das ações de pares. No entanto, os estudos que treinam o monitoramento têm sido realizados ao vivo, tornando-os mais custosos e desfavorecendo o controle experimental. O presente estudo investigou a possibilidade de estabelecer repertórios de monitoramento via videomodelação. Além disso, investigou-se se a aquisição do repertório de monitoramento favoreceria a aprendizagem observacional de tatos e textuais. Participaram duas crianças com autismo. Foram realizados testes de aprendizagem observacional via videomodelação. Depois, foi realizado o treino de monitoramento da acuidade do repertório de tato via videomodelação em três etapas: (1) instalação do repertório de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. Posteriormente, foram feitos novos testes de aprendizagem observacional via videomodelação. As duas crianças adquiriram o repertório de monitoramento em quatro sessões, sugerindo que o treino de videomodelação pode ser uma alternativa eficaz e econômica para o ensino de repertórios de monitoramento. A aquisição do repertório de monitoramento ainda beneficiou a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem obervacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação parax treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional e a necessidade de a continuidade dos estudos nesta linha de pesquisa para melhor compreensão das variáveis que influenciam a aquisição da aprendizagem observacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de instrução e de treino parental em cuidadores de crianças com câncer
    (2014-03) DUARTE, Inaê Benchaya; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de instrução e de treino parental sobre comportamentos observados em cuidadores e em crianças com diagnóstico de câncer durante procedimento de punção venosa em ambulatório. Participaram nove cuidadores em três condições (Rotina, Manual e Treino). Fez-se análise de características familiares, estilo parental, efeitos de um manual de instruções e de treino parental, com sessões de observação direta do comportamento durante punção venosa. Os resultados apontam efeito positivo do manual para mudança de comportamento em curto prazo. Após treino parental, observou-se aumento nas taxas de monitoria positiva do cuidador, com relatos de generalização desses comportamentos para outros contextos. Discute-se a importância do estilo parental como fator de proteção à criança com câncer.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA