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Navegando por Autor "CABRAL, Marcela Guedes"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A Existência das obras performáticas de Berna Reale e Lúcia Gomes nas coleções de Jorge Alex Athias e no Fundo Z - Casa das Onze Janelas em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2024-03-08) CABRAL, Marcela Guedes; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o colecionamento, em específico, a preservação das informações e da poética dos processos artísticos de caráter performático, por meio da aquisição e produção de documentação dessas obras, o que possibilita sua existência em diversos modos e sua entrada em acervos de coleções públicas e particulares. Como objetivos específicos tivemos: verificar a representação da informação intrínseca e extrínseca desses processos artísticos adotados pelas artistas e nas duas coleções estudadas; entender como se deu a aquisição das obras estudadas e qual o impacto desse procedimento na preservação das informações destas obras assim, investigar como a documentação, ou sua falta, permitiu, ou não, a preservação dos trabalhos artísticos de caráter efêmero, e verificar as perspectivas do colecionador e dos representantes da instituição sobre a presença de performances no acervo. Para observação empírica, a pesquisa se debruça sobre a obra de duas artistas paraenses que produzem expressivamente obras performáticas e sobre duas coleções, na cidade de Belém-PA, uma pública e outra particular - onde as das duas artistas obras foram expostas, a saber, Berna Reale e Lúcia Gomes na Coleção Fundo Z da Casa das Onze Janelas, pública, e na Coleção de Arte de Jorge Alex Athias, particular. Considerando que a obra de arte contemporânea de caráter performativo, a exemplo da performance e o do happening, desafiam os/as profissionais de museus em suas ações de preservação por meio da documentação das informações e das poéticas desenvolvidas pelos/as artistas, compreendemos que se faz necessária a investigação sobre as perspectivas desse tipo de preservação, com o apoio das enunciadoras do discurso da arte e das instituições, que produzem os discursos sobre arte. Deste modo, trata-se de uma pesquisa configurada como análise associativa de abordagem qualitativa. Parte- se de uma perspectiva teórico-empírica e associativa entre o processo de musealização da obra performática de duas artistas em duas coleções, sendo uma pública e outra privada. Envolve também observação in loco do processo documentado das artistas nas Coleções, bem como análise da documentação, informações intrínsecas e extrínsecas e os discursos sobre e das artistas. Também se recorre a entrevistas semiestruturadas com as artistas, com o colecionador e com os profissionais da Casa das Onze Janelas.
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